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O êxito do 3º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para Melhoria dos Processos Ferroviários.

No terceiro dia, foi desenvolvido com êxito o 3º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para Melhoria dos Processos Ferroviários. O seminário procura apresentar inicitativas desenvolvidas pelos operadores ferroviários de carga, com aplicação ampla para todos os setores ferroviários, focando o compartilhamento de inovações e soluções tecnológicas disruptivas, que as ferrovias vêm desenvolvendo nos últimos anos, ressaltando ainda ganhos com o aumento da segurança, da eficiência global e da redução de custos.

A tônica do seminário é abordar iniciativas já implementadas ou que, mesmo em estudos,  já apresentem resultados satisfatórios nas avaliações iniciais ou que indiquem previsão de retorno com sua implementação. São discutidas soluções para diversos problemas ferroviários, tendo como viés estreitar os laços entre os operadores de carga e de passageiros para proporcionar novas interações futuras.

PRIMEIRA PARTE

A coordenação dos trabalhos do seminário coube ao engenheiro Leonardo Mendes Viana, da Gerência de Engenharia Industrial da MRS Logística. Na primeira parte, foram apresentados três estudos.

Sérgio Omine, da MRS Logística, apresentou o estudo Otimização da operação ferroviária através do desenvolvimento de cockpit para fornecer interface inteligente entre homem e máquina.

Tamires Ferreira, da Vale, mostrou o trabalho intitulado Aumento do peso médio por vagão a partir do desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais do operador de cargas, com auxílio de controles e com a tecnologia do IAV.

Mateus Rabelo, da MRS Logística, mostrou o estudo Automação da célula de teste de molas ferroviárias.

Veja a gravação da primeira parte do seminário

SEGUNDA PARTE

Vitor Cometti, da Vale apresentou o estudo Estruturação e automatização do processo de planejamento e programação de equipagem na Vale.

Aécio Mendes Gomes, igualmente da Vale, falou a respeito do estudo Monitoramento online de locomotivas através de sistemas embarcados.

E Letícia Santos Batista Melo, em participação virtual, apresentou o trabalho  Sistema autônomo de inspeção de dinâmica de via permanente.

Veja a gravação da segunda parte

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