fbpx

Participação, troca de experiências e o exame temas técnicos pertinentes marcam a 45ª Reunião do GPAA

Dirigentes de operadoras e de entidades na sessão inaugural

A 45ª Reunião do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA), ocorrida no período de 9 a 11 de maio de 2018, no Pátio Jabaquara, Metrô-SP, na capital paulista, discutiu Alimentação Elétrica – Rede Aérea e Terceiro Trilho, Sinalização e Controle, Subestações, Telecomunicações e Via Permanente.“Foi uma excelente reunião, com muita participação, troca de experiência e o exame de temas técnicos muito pertinentes”, avaliou Leonardo Alves dos Santos, da coordenação do GPAA.

Além de integrantes e coordenadores do GPAA, participaram da sessão de instalação dos trabalhos Pedro Machado, presidente da AEAMESP; Harald Peter Zwetkoff, presidente da ViaQuatro; Wilson Nagy Lopretto, secretário executivo da Comissão Metroferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); Milton Gioia Júnior, diretor de Operações do Metrô-SP e Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviárias (ABIFER)

Próxima reunião, em agosto. Tradicionalmente, o GPAA realiza duas reuniões por ano, uma em cada semestre, tendo como anfitriã uma das operadoras brasileiras. No ano passado, dentro da ideia de reduzir o número de datas de eventos técnicos do setor metroferroviário de modo a facilitar a participação dos técnicos e dirigentes das operadoras, o GPAA foi convidados pela AEAMESP para integrar a reunião do segundo semestre com a 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro, na Universidade Paulista (UNIP), Campus Paraíso, na cidade de São Paulo

Neste ano, reunião do segundo semestre também acontecerá integradamente com o congresso da AEAMESP—a 24ª Semana de Tecnologia, no período de 21 a 23 de agosto de 2018, igualmente na UNIP Campus Vergueiro. Os temas previstos são Material Rodante; Oficinas de Manutenção.Estruturas Gestão da Manutenção

O GPAA. O Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA) foi constituído no início deste século, num primeiro momento internamente na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a partir do encerramento da primeira metade dos anos 2000, agregou paulatinamente as demais operadoras metroferroviárias do país e mais adiante também operadoras metroferroviárias da América Latina.

Atualmente, participam do GPAA aproximadamente 880 técnicos das diferentes operadoras do país e da América Latina. O objetivo do GPAA é promover a ampla discussão técnica das atividades de manutenção, como também, apresentar e buscar mutuamente, soluções e procedimentos adotados pelo segmento metroferroviário, objetivando a melhoria, o aperfeiçoamento e, sobretudo a modernização dos sistemas de transporte de passageiros. O principal foco de atuação do GPAA está voltado para a troca de experiências, compartilhamento de conteúdos técnicos e a interação entre as operadoras metroferroviárias, de modo a fortalecer a criação de um ambiente colaborativo e de estímulo à geração de conhecimento.