fbpx

BNDES, Ministério das Cidades e Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) lançam guia para orientar seleção da tecnologia e implantação de projetos de transporte público

O projeto da publicação foi apresentado na 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em setembro de 2017, conforme comentou o engenheiro Dionísio Gutierres, vice-presidente de Atividades Técnicas, que representou a AEAMESP no encontro de lançamento, em 16 de maio, no Rio de Janeiro.

Em 16 de maio de 2018, no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, no Rio de Janeiro/RJ, realizou-se o lançamento do Guia TPC – Orientações para seleção da tecnologia e implementação de projetos de transporte público coletivo. Trata-se de iniciativa do próprio BNDES em parceria com o Ministério das Cidades e o KfW – Banco de Desenvolvimento Alemão, elaborada pela empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados.

“Uma apresentação deste projeto foi feita em setembro de 2017, em São Paulo, durante a 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária por Anie Amicci, gerente do Departamento de Mobilidade Urbana e Logística do BNDES”, comentou o engenheiro Dionísio Gutierres, vice-presidente de Atividades Técnicas, que representou a AEAMESP no encontro. Ele acrescentou: “Naquela ocasião, ela fez uma exposição sobre como seria a publicação que agora temos à nossa disposição”. A versão virtual do guia, em arquivo PDF, pode ser acessada por meio de link no final desta matéria.

Dionísio Gutierres assinalou também que outro palestrante do encontro de lançamento do Guia TPC, Kurt Rieckhoff, consultor do KfW – Banco de Desenvolvimento Alemão, fez uma das conferências internacionais de abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2016, abordando o tema Seleção de tecnologias para integrar trilho urbano e suburbano; o arquivo dessa exposição também pode ser vista por meio de link ao final desta matéria.

De acordo com os realizadores, o Guia TPC – Orientações para seleção da tecnologia e implementação de projetos de transporte público coletivo, com 134 páginas, se propõe a responder a algumas das perguntas mais significativas sobre a implantação de um novo sistema de transporte de massa. Essas perguntas se referem ao tipo de tecnologia a ser escolhida – se BRT, VLT ou metrô—, à diferença entre um corredor e uma faixa exclusiva de ônibus, ou sobre como conseguir financiamento para o projeto, ou, ainda, se a operação será estatal, por concessão ou por Parceria Público-Privada (PPP).

O encontro. A abertura do encontro de apresentação do guia reuniu Luciene Machado, superintendente da Área de Saneamento e Transporte do BNDES; Annette Windmeisser, ministra-conselheira, chefe de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da República Federal da Alemanha do Brasil; Inácio Bento de Morais Júnior, secretário nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, e Jonas Donizette, prefeito de Campinas/SP e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A apresentação do Guia TPC  foi feita por Arlindo Fernandes, diretor da Oficina Engenheiros Consultores Associados.

A programação incluiu ainda duas sessões expositivas e de debates. A primeira delas foi sobre o tema Experiências e Desafios na Implementação de Sistemas de Transporte Público Coletivo no Brasil e na Alemanha, com a participação de Kurt Rieckhoff, consultor do KfW – Banco de Desenvolvimento Alemão, e Clarisse Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento – ITDP Brasil. A outra sessão teve por tema Planejamento e Financiamento da Mobilidade no Brasil: Lições Aprendidas e Oportunidades. Participaram como expositores Clever Ubiratan Teixeira de Almeida, diretor de Planejamento, da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, Ministério das Cidades, e Anie Amicci, gerente do Departamento de Mobilidade Urbana e Logística do BNDES. As duas sessões tiveram os respectivos debates moderados por Victor Valente, coordenador de projetos de Saneamento e Mobilidade Urbana no banco KfW – Banco de Desenvolvimento Alemão.

Acesse o Guia TPC

Veja a exposição de Anie Amicci na 23ª Semana de Tecnologia

Veja a apresentação de Kurt Rieckhoff na 22ª Semana de Tecnologia