fbpx

PPP do VLT da Baixada Santista é finalista em prêmio da União Internacional de Transportes Públicos (UITP). Vencedor será conhecido em maio, em Montreal, Canadá, no congresso global da entidade.

VLT da Baixada Santista parado em plataforma. Foto: Edson Lopes Jr/Governo do Estado de São Paulo

 

 

Matéria originalmente publicada pelo site da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), no dia 10 de abril de 2017.

O Veículo Leve Sobre Trilhos que já liga Santos a São Vicente no âmbito do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) transportou cerca de 1,5 milhão de passageiros desde junho de 2016, quando o Consórcio BR Mobilidade assumiu a operação sob gerenciamento da EMTU.

Além de sucesso de público, também é muito bem avaliado entre especialistas. A Parceria Público – Privada (PPP) voltada à prestação de serviços de transporte intermunicipal, incluindo a operação do VLT, dos ônibus, o fornecimento de sistemas e de veículos nos nove municípios da Baixada Santista foi escolhida como uma das três finalistas do UITP Awards 2017 – prêmio da União Internacional de Transporte Público – na categoria Modelos de Negócio e de Financiamento Inovadores. O vencedor será conhecido em 17 de maio durante o Congresso Mundial da UITP em Montreal, Canadá.

O prazo de vigência da PPP, na modalidade Concessão Patrocinada, é de 20 anos. O investimento privado é de R$ 666 milhões e inclui implantação de equipamentos e sistemas, bilhetagem eletrônica, aquisição integral da frota de ônibus e material rodante adicional do VLT (11 veículos previstos) para operar no trecho – em projeto – Barreiros – Samaritá, em São Vicente. Em 20 anos o valor do contrato soma R$ 5,6 bilhões, beneficiando direta e indiretamente 1,8 milhões de habitantes da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Na apresentação enviada à UITP pela Addax Assessoria Econômica e Financeira, em conjunto com a EMTU, foi destacado que “um dos aspectos inovadores da modelagem financeira é a possibilidade de um único parceiro privado operar os dois modais (VLT e ônibus) ao longo de uma região onde, até então, apenas um dos sistemas operava”. Outro aspecto positivo é o modelo de financiamento e compartilhamento de riscos desenvolvido a partir da legislação federal de PPP aprovada em 2004 (Lei 11.079). A apresentação ainda acrescenta que “o novo modelo de transporte público em vigor na Baixada Santista aumenta o conforto na mobilidade dos usuários, reduzindo o tempo de viagem e intensificando os ganhos ambientais”.

Outros concursos. A PPP do SIM que contempla o VLT e os ônibus intermunicipais na Baixada Santista concorre com duas outras iniciativas: a primeira é o MTA Green Bonds, da Metropolitan Transit Authority de Nova Iorque (MTA), um “título financeiro ambiental” adquirido por investidores e que possibilita o levantamento de recursos para investimento nos sistemas de metrô e trens metropolitanos, promovendo a redução na emissão de carbono; a segunda é um modelo de financiamento que incentiva o empreendedorismo dos proprietários de vans de transporte público em cidades da África do Sul. O ganhador do UITP Awards 2017 receberá um troféu e poderá incluir o selo de vencedor em todos os seus documentos corporativos.