fbpx

A primeira edição da Semana de Tecnologia, realizada em junho de 1995, no Instituto de Engenharia de São Paulo

 
 APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA
 

A partir desta edição e pelas próximas 21 edições semanais seguintes, BOLETIM AEAMESP mostrará imagens que contam um pouco da história da Semana de Tecnologia Metroferroviária – o mais antigo e um dos mais importantes congresso tecnológicos do setor. Trata-se de uma pesquisa no acervo que reúne os cartazes de divulgação de cada encontro anual e fotos que mostram os ambientes em que se desenrolavam as sessões  e as pessoas que participaram dos debates.
 
A  primeira Semana de Tecnologia. A primeira edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária (ainda denominada Semana de Tecnologia Metroviária) foi aberta na tarde de 6 de junho de 1995, em dependências do Instituto de Engenharia de São Paulo. O encontro seguiu nos dias 7 e 8 de junho, com sessões de manhã e à tarde.
 
Na publicação intitulada Duas Décadas de Presença – Memórias, Ações e Perspectivas, editada por ocasião do vigésimo aniversário da AEAMESP, em 2010, o saudoso engenheiro Laerte Conceição Mathias de Oliveira, presidente da Associação no biênio 1994/1996, falou do significado do surgimento da Semana de Tecnologia.

 

Laerte explicou que, passados os primeiro anos da fundação da AEAMESP, um período de estruturação da entidade, começou a ganhar corpo a ideia de organização um encontro de natureza técnica.

Tal ideia respondia a um antigo anseio dos associados, que remontava a época da fundação.  “Nós propusemos criar a Semana de Tecnologia Metroviária para dar vazão a essa parte técnica. Havia muitos projetos dos engenheiros e dos arquitetos nas gavetas, porque eles não tinham como apresentá-los e discuti-los. Não havia obras, não havia expansão, então, tudo isso ficava engavetado. Era uma tremendo problema, porque os engenheiros e arquitetos se sentiam desestimulados. Acreditávamos que a Semana de Tecnologia serviria para desengavetar os projetos, de modo que fossem apreciados pela comunidade tecnológica. Nós tínhamos razão. E foi muito importante naquele momento”.

Três fotografias. O acervo da AEAMESP conta apenas com três fotografias que ilustram o ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da primeira Semana de Tecnologia. Elas são apresentadas a seguir.

 
 
 
 
 
Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo