fbpx

Presidente do Metrô de São Paulo destaca projetos inovadores

Silvani Pereira

Em sua manifestação na sessão de abertura da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Pereira, destacou  dois projetos que qualificou de “importantes e extremamente inovadores”.

Um desses projetos é o Centro de Monitoramento da Manutenção, recentemente colocado em funcionamento com ajustes de software e hardware integralmente por engenheiros e técnicos do Metrô de São Paulo.

“Para que a gente possa atuar de forma preditiva, hoje nós monitoramos 4 mil ativos, e olha que consideramos um trem com todos os seus componentes como um único ativo”, disse o presidente,  acrescentando que também estão elencados itens como subestação, elevadores, escadas rolantes, entre outros.

Ele disse que sua expectativa é que, no próximo ano, seja possível colocar a inteligência artificial nesse sistema, para que se  possa ter uma qualificação maior e um aperfeiçoamento contínuo da avaliação das intercorrências.

MONITORAMENTO DE VIA PERMANENTE

Silvani Pereira informou também que o Metrô de São Paulo realizou o que vem sendo chamado de “uma encomenda tecnológica”, com apoio do Fórum Econômico Mundial, para contratação de uma solução de monitoramento de via permanente, com inteligência artificial embarcada.

“Esse projeto teve o apoio de um dos procuradores da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, que constituíram um arcabouço jurídico de modo a tornar possível contratar uma solução de tecnologia incluindo inteligência artificial”, disse o dirigente, explicando que esse tipo de contratação seria algo muito difícil para alguém do setor público estruturar com êxito sem que houvesse margem para judicialização, comum nas licitações públicas.

PARQUE TECNOLÓGICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O presidente informou também que em 22 de setembro de 2022,  a Companhia do Metropolitano de São Paulo “colou o pé” no Parque Tecnológico de São José dos Campos, com quatro projetos incubados, sendo dois projetos da área da Diretoria de Engenharia e outros dois  da Diretoria de Operações.

“Por quê?”, perguntou, para responder na sequência: “Porque quem vai para lá vai respirar conhecimento, inovação e conviver com empresas e universidades com presença também naquele parque tecnológico”.

Disse que o Metrô de São Paulo entende que a mudança da mobilidade vai muito além do transporte, ou seja, colocação de um ônibus, ou de um trem ou um carro para transportar o cidadão. Garantiu que essa mudança passa por tecnologia, a qual pode estar incluída em outras políticas públicas, que não apenas aquelas referentes ao transporte.

Investimentos.  Na parte final de sua manifestação, Silvani Pereira fez questão de registrar aqui que no  momento o Metrô de São Paulo tem R$ 17 bilhões em contratos assinados para requalificação das vias existentes ou para as obras de ampliação em execução. “Temos obras em todas as linhas, inclusive nas linhas concedidas. Linhas 1, 2, 3, 4, 5, 15 e 17. A Linha 6 é uma concessão privada que conta com investimentos de mais de R$ 7 bilhões do Governo do Estado de São Paulo”.

Além disso, mencionou quatro projetos significativos já disponibilizados para o mercado; “A Linha 19 já tem projeto básico para ser entregue nos próximo ano; a Linha 20 está com estudo ativado para uma nova modelagem. A Linha 16 e a Linha 22 também estão na rua, com editais de contratação de anteprojeto de engenharia e, no cado da Linha 16, incluindo projeto básico”, concluiu.

Deixe um comentário