fbpx

Semana de Tecnologia é o único grande fórum brasileiro a debater o transporte metroferroviário, diz o engenheiro e consultor Peter Alouche

A Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada anualmente pela AEAMESP assumiu ao longo dos anos de realização uma importância muito grande “e hoje podemos dizer, com toda certeza, ser o único grande fórum brasileiro onde o transporte metroferroviário e a mobilidade nas grandes metrópoles, são discutidos e debatidos por profissionais que entendem, militam e decidem nesse setor vital da economia.”

Peter Alouche

As colocações são do engenheiro e consultor de Transporte, Peter Alouche, lembrando que, inicialmente o Congresso era reservado aos engenheiros, arquitetos e técnicos do Metrô de São Paulo. Posteriormente,  dada a sua importância, a Semana de Tecnologia Metroferroviária passou a reunir profissionais e especialistas de todo o Brasil, da América Latina, da Europa etc. que participam como palestrantes e ouvintes, representando suas empresas, órgãos públicos, institutos e instituições da comunidade científica e tecnológica, universidades, entidades de classe, projetistas, fornecedores e construtores. Estudantes, sindicalistas, e até políticos também estão presentes. Todos interessados em conhecer o estado da arte da tecnologia dos transportes, debater as políticas e os projetos em andamento ou futuros,  em especial no que diz respeito ao transporte sobre trilhos, em são Paulo e nas grandes regiões metropolitanas.

  “Em um ambiente sadio, de cordialidade e amizade, com o congraçamento dos associados da AEAMESP e com personalidades do mundo inteiro presentes no evento, a Semana tem procurado  valorizar, difundir e representar a tecnologia metroferroviária, nacional e internacionalmente, promovendo o conhecimento técnico dos associados da AEAMESP e dos metroferroviários em geral, mas também tem sido um fórum de debates, críticas, sugestões e cobranças de um setor que, embora ciente de sua importância, sofre dificuldades imensas para se desenvolver adequadamente”, reforça Alouche.

O especialista  cita o debate caloroso que houve na Semana de 2016 e no qual ele foi ativamente envolvido, quando do lançamento em São Paulo do Bilhete Único. Segundo ele, havia divergências sérias de opinião geradas inclusive por posicionamentos políticos antagónicos. Foi graças a este debate que posições técnicas e políticas foram harmonizadas e o transporte público pôde desfrutar de uma Política e uma tecnologia pioneiras no Brasil e no mundo.

Imagem dos sistemas metroferroviários. Para Alouche, a Semana de Tecnologia Metroferroviária tem procurado zelar e promover a imagem dos sistemas metroferroviários como primordiais para garantir a mobilidade e o desenvolvimento econômico e social das metrópoles. Graças a ela, a AEAMESP pôde se desenvolver como entidade responsável e socialmente reconhecida como uma associação proativa na divulgação de suas ideias e objetivos, firmando–se assim na liderança da representação do corpo técnico do setor e contribuindo para a ampliação das ações na melhoria da mobilidade urbana e para a retenção e divulgação do conhecimento técnico do setor, com as palestras, conferências e com os documentos distribuídos durante o evento, pelas empresas do setor e seus órgãos.

 A Semana de Tecnologia Metroferroviária, que tradicionalmente acontecia no Centro de Convenções Frei Caneca, a partir deste ano passa a ser realizada no Auditório da Universidade Paulista – UNIP – Unidade Paraíso, em São Paulo (SP).