fbpx

Semana de Tecnologia Metroferroviária promoveu o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário

Fabrício Cardoso Freitas, Luiz Alberto Fioravante, Vicente Abate e Jean Pejo Foto: Marco Fiore

Ainda em seu terceiro dia, 15 de setembro de 2022, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária realizou o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário.

Promovido pela AEAMESP, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Associação Latino-Americana de Ferrovia (ALAF), Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF) e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), o evento trouxe importantes debates sobre o setor, como as recentes concessões, Porto de Santos, ferrovias autorizadas, marco regulatório do setor, entre outros temas.

Dividido em duas partes, o Seminário contou com coordenação de Pedro Machado, conselheiro da AEAMESP, e Vicente Abate, presidente da ABIFER.

Claudenildo Chaves e Pedro Machado

Na abertura da sessão, Machado falou sobre como, pela sua importância estratégia, o tema transporte de cargas está sempre na pauta de discussões da AEAMESP e, claro da Semana de Tecnologia Metroferroviária. “Procuramos trabalhar esse tema em dois eixos: o transporte de mercadorias por contêineres e a integração entre as ferrovias de carga e de passageiros”, disse.

Mario Povia

A primeira parte teve palestra inicial de Mario Povia, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Infraestrutura, que discorreu sobre o tema Ferrovias Internas do Porto de Santos: Quais são as perspectivas?

Na sequência, Claudenildo Chaves, gerente de Regulatório da MRS, falou sobre o tema A Renovação da Concessão da MRS – Os Investimentos para Aumento de Oferta e a Perspectiva de Crescimento do Transporte de Carga Geral.

Veja a gravação da primeira parte do seminário

Entre uma sessão e outra, a Systra – empresa de consultoria e engenharia, líder mundial na concepção de infraestruturas de transporte – patrocinou o coffee break aos participantes da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

SEGUNDA SESSÃO

Vicente Abate, no início da segunda sessão, enalteceu a participação dos parceiros que, conjuntamente, promoveram o Seminário. “Este evento só foi possível em razão dos esforços de todos para um objetivo único. Agradeço a parceria de AEAMESP, ALAF, ANTF e SIMEFRE.

Na segunda sessão palestraram Luiz Alberto Fioravante, da Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo, sobre O Plano Estratégico Ferroviário do Estado de São Paulo; Jean Pejo, secretário-geral da ALAF/Brasil, que abordou o tema O novo marco regulatório das ferrovias,  e Fabrício Cardoso Freitas, membro do conselho de administração da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA), que com a apresentação intitulada As ferrovias autorizadas e seu potencial de contribuição ao setor.

Na abertura da sessão, o presidente da ABIFER homenageou Pedro Machado e todos os palestrantes, entregando a eles um exemplar do livro comemorativo ABIFER 45 anos. Ao final, a ABIFER agradeceu e homenageou a presidente da AEAMESP, Sílvia Cristina Silva, por seu trabalho à frente da Associação e pelo bom resultado da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a primeira em formato híbrido.

Veja a gravação  da segunda parte do seminário

Deixe um comentário