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Sessão da ALAMYS apresenta planos dos metrôs do Panamá, Santiago e de Lima e Callao

 

Wilson Nagy Lopretto, gerente geral de Manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a presidente da AEAMESP, engenheira  Sílvia Cristina Silva, coordenaram na manhã de 14 de setembro de 2022 a sessão promovida pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS).

Houve inicialmente uma manifestação do secretário-geral da ALAMYS, Sebastián Court Benvenuto. Ele agradeceu o convite, destacou a importância dos sistemas sobre trilhos para o desenvolvimento de um país tão grande como o Brasil, importantes para o transporte de pessoas em cidades densamente povoadas que existem na América Latina e também muito necessários para apoiar a sustentabilidade do planeta.

Sebastián Court

Também parabenizou a AEAMESP pelo transcurso de seu 32° aniversário e concluiu afirmando: “Que esta parceria entre ALAMYS y AEAMESP se fortaleça e perdure cada vez mais, e que sigamos construindo o futuro tão bem como construímos no passado.

Na sequência, foram expostos planos e projetos do Metrô do Panamá, Metrô de Santigado, Chile,  e do Metrô de Lima, Peru.

Ana Laura Morais, diretora de Planejamento do Metrô do Panamá, fez a  exposição intitulada Metrô do Panamá: Planos e Projetos.

Ana Laura Morais

Ela informou que, considerado o horizonte de 2040, o sistema deverá ter em operação nove linhas de diferentes tecnologias. Atualmente, a área metropolitana da Cidade do Panamá conta com população de 2 milhões de habitantes e em 2040 deverá ter 2,9 milhões de habitantes. Atualmente, há duas linhas em operação – Linha 1 e Linha 2 – e estão em construção duas extensões dessas linhas e também uma terceira linha. Além disso, foi concluído o estudo de factibilidade da Linha 2-A e está em processo estudo semelhante referente à Linha 5.

Rodrigo Terrazas

Rodrigo Terrazas, do Metrô de Santiago, Chile, disse que sua companhia tem prevista atividade bastante grande de construção e engenharia e construção para os próximos anos com vários novos projetos, incluindo o projeto da fase de construção da Linha 7, os projetos da Linha 8  e da Linha 9, a extensão da Linha 6, a extensão da Linha 4. Hoje a capital chilena conta com uma rede de metrô de 140 km, com 136 estações e 17 combinações entre linhas; está planejada a extensão dessa rede para 000 km, com 193 estações e 28 combinações entre linhas.

Ronny Sotomayor

Ronny Sotomayor, do Metrô de Lima e Callao, informou em sua explanação que a rede que atende às duas cidades foi planejada a partir de 2010 e definida como uma estrutura de seis linhas. Até o momento, está em operação a Linha 1, que percorre a cidade de sul a noroeste. A Linha 2 está em construção, o mesmo acontecendo com parte da Linha 4, neste caso, o segmento que fará a ligação com o aeroporto. “Quanto ao restante da Linha 4 e à Linha 3, temos estudos de viabilidade aprovados e já estamos na fase de estruturação do financiamento para podermos iniciar a sua implantação. E as linhas 5 e 6 ainda estão em fase de planejamento”.

De 30 de novembro a 2 de dezembro de 2022, acontecerá  a 49ª do Reunião do GPAA – Grupo Permanente de Auto Ajuda

Ainda na sessão da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos, Wilson Nagy anunciou a realização da 49ª Reunião do GPAA – Grupo Permanente de Auto Ajuda, que congrega membros de equipes de manutenção do setor metroferroviário. O evento acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro  de 2022, no Instituto de Engenharia de São Paulo.

Veja a gravação da sessão da ALAMYS

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