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T65 – ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE EXTRAÇÃO DE FUMAÇA COM FOCO NA CONFIGURAÇÃO DOS TRENS CRC DO METRÔRIO

Descrição: Na operação de uma estação de Metrô, a segurança do usuário é o fator prioritário. Por este motivo, é primordial que o sistema de ventilação primária atinja todas as metas de eficiência em extração de fumaça. Com a aquisição dos “Novos Trens”, com sistemas mais modernos e aumento na performance de sistemas, observou-se uma interação necessária à segurança dos usuários. Nos trens Alstom/ Mafersa, os aparelhos de ar condicionado estão localizados na parte inferior dos carros, área do sobestrado dos trens, com temperatura elevadas, uma vez que os equipamentos de maior geração de calor estão instalados nesta área. Este, quando estacionado na estação, tem o calor gerado no sobestrado exaurido pelo canal de exaustão, por meio de grelhas posicionadas na altura e direção da via. Já nos trens CRC, as condensadoras estão localizadas na parte superior dos trens, proporcionando maior desempenho do sistema de refrigeração e confiabilidade, porém deixando a dúvida: em caso de sinistro, incêndio no sobreestrado dos trens, como seria mantida a extração de fumaça sob a plataforma? Este estudo tem por objetivo propor adequação do sistema de ventilação primária para que garanta o funcionamento da extração de fumaça em caso de sinistro em um trem CRC estacionado na plataforma de uma estação, garantindo a segurança, o equilíbrio do sistema e o pronto retorno da operação. Além do benefício principal, em relação à extração de fumaça, a adequação do sistema de ventilação primária proporcionaria uma renovação do ar mais eficiente, trazendo conforto término aos usuários nas estações, com o equilíbrio das trocas de calor nas plataformas de embarque / desembarque. Fundamentado nos três pontos que devem ser considerados ao propor uma mudança em qualquer sistema de Metrô:Segurança, Confiabilidade e Performance.

 

AUTORES:
Natália Gonçalves Da Silva Pereira

Artigo

Apresentação