fbpx

Três mosaicos de Cida Carvalho no Metrô-DF

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, e a artista plástica Cida Carvalho descerraram a fita de inaguração. 

Em 15 de junho de 2021, a Estação Central (Rodoviária) do Metrô-DF recebeu um mosaico de 12m², que remete à epopeia da construção de Brasília, criado pela da artista plástica paranaense radicada na capital federal , Cida Carvalho. O painel foi colocado logo na entrada, à direita dos bloqueios.

Além dele, outras duas obras foram instaladas: o maior painel de mosaico, com 18 m² (apresentado na foto abaixo)  traz a temática da paisagem urbana do metrô e do Cine Brasília e está na Estação 106 Sul.

O maior painel está na Estação 106 Sul

Outro, com 8m², tem como tema a fauna e a flora do cerrado, e foi realizado em regime de oficina de capacitação como contrapartida social para o Coletivo de Mulheres com deficiência do Distrito Federal.

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

As obras de Cida Carvalho foram doadas ao Metrô-DF e ficarão em exposição permanente nas estações.  São parte do projeto Arte nos Trilhos, idealizado pela artista, em parceria com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), por meio da Gerência de Projetos Especiais. A intenção é homenagear Brasília em seus 62 anos.

Cida Carvalho

“Escolhemos o Metrô porque é um local de passagem de muitas pessoas. A importância de ocupar espaço público com arte é justamente proporcionar qualidade de vida às grandes cidades. A interação do público com as artes urbanas é que potencializa as mudanças e transforma as estratégias para a prática de políticas cada vez melhores”, disse Cida Carvalho

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, sublinhou que as obras impactam 500 mil pessoas por mês, público estimado que passa pelas três estações.

INCENTIVO E ATIVIDADES

O projeto Arte nos Trilhos está inserido na lei de incentivo à cultura, e conta com patrocínio das empresas Brasal e Campeão da Construção, além de apoio da Marmoraria Mourão e do Correio Braziliense.

Além da execução e doação das obras, o projeto previu também uma etapa participativa: durante 30 dias – até 17 de julho – estão sendo desenvolvidas visitas guiadas. No dia 21 de junho foram realizadas rodas de conversa.

O projeto do painel situado na Estação Central

Deixe um comentário