fbpx

Trilhos levam ao alto do Monte Serrat, em Santos

Vídeo disponível na Internet mostra a operação dos carros que compõem o funicular do Monte Serrat, na cidade de Santos. O portal municipal informa que se trata de um projeto alemão, que funciona com dois bondes em movimento sincronizado e um desvio no centro. Cada veículo tem capacidade para 45 passageiros. O trajeto de 242 metros é cumprido em  quatro  minutos. O trabalho de sustentação é feito por um cabo de aço de uma e meia polegada de diâmetro, com resistência para 90 toneladas.

No Monte Serrat estão o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, construído há mais de 400 anos. Também integra o sítio religioso uma escadaria com 402 degraus e 14 nichos reproduzindo cenas da Via Sacra, inaugurados entre 1939 e 1941. Do  alto do monte é possível a cidade de Santos em todas as direções, é possível também ver parcialmente os municípios de São Vicente, Cubatão e Guarujá.

O Monte Serrat é parte importante da história santista, pois servia de abrigo à população quando a então vila era invadida por piratas no tempo do Brasil colonial. Consta que em um desses ataques, em 1614, os invasores acabaram soterrados e o fato, entendido como um milagre, foi atribuído a Nossa Senhora, que, para a população, se tornou padroeira da cidade. Em 1955, esse título foi oficializado.

Deixe um comentário