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Uma exposição sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Companhia do Metropolitano de São Paulo

Ayrton Camargo e Silva

O vice-presidente da AEAMESP, arquiteto, urbanista e historiador Ayrton Camargo e Silva, fez na 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária uma apresentação sobre como o Metrô de São Paulo estruturou uma área específica para estimular e desenvolver ideias e projetos inovadores no campo da tecnologia – o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Ele informou que essa iniciativa iniciou-se em 2018, quando foi criado um grupo de trabalho que pudesse propor como seria a política de inovação da Companhia e seu arranjo institucional. Em 2019, foram apresentados os resultados desse grupo de trabalho. Nesse mesmo ano foi instituída uma política de inovação, um regulamento sobre esse tema e um arranjo institucional materializado justamente pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), criado no dia 9 de outubro. Na mesma ocasião, também foi aprovada uma norma interna a respeito de patentes geradas pela Companhia.

Em sua exposição, Ayrton Camargo e Silva enfatizou que a inovação está no DNA do Metrô de São Paulo, citando diversas iniciativas da Companhia ao longo a história, entre as quais a engenharia de implosão para acelerar obras de demolição de grandes estruturas em meio urbano; o conceito de Centro de Controle Operacional (CCO), hoje disseminado em diferentes sistemas de transporte público; o emprego de bilhetes Edmonson, usados a partir de 1975, que possuíam uma banda magnética em que era possível armazenar informações.

Segundo Ayrton, do ponto de vista organizacional, o NIT integra a Comissão de Gestão do Conhecimento e Inovação, composta por representantes de diferentes diretorias. E do ponto de vista físico, está baseado no Pátio Jabaquara (extremo sul da Linha 1 – Azul), onde está instalado o MetroLab.

Álvaro Gregório

O NIT tem uma estrutura enxuta, composta de nove profissionais, incluído o seu chefe, especialista em Gestão da Inovação, Álvaro Gregório. Desde 22 de setembro de 2022, o NIT está presente no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

SQUAD DE CONTRATAÇÕES

O NIT desenvolveu uma experiência pioneira – já consolidada – que é o Squad de Contratações, envolvendo as áreas jurídica e de compras do Metrô de São Paulo e o próprio NIT. A ideia foi entender como poderia se materializar na Companhia a Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021, que instituiu o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador.

Essa nova legislação entende que o processo de contratação de uma solução de inovação pode não ser concluído. Isso porque se conhece, na partida, o desafio a ser vencido e sabe-se onde se quer chegar, mas não se sabe como alcançar esse objetivo.

Ayrton explica: “A contratação de uma solução de inovação é muito diferente da contratação de uma licitação ferroviária para a qual existe um termo de referência técnica, que descreve com clareza o objeto. Numa solução de inovação não é assim. Existe uma ideia da solução que se quer, mas não se sabe como chegar até ela. E mais: durante o processo, esse caminho pode se mostrar inviável. A nova lei permite que o contratante pague à entidade contratada até o ponto em que houve um desenvolvimento e depois o contrato pode ser legalmente encerrado porque se mostrou inviável aquela solução”.

FRAMEWORK DA INOVAÇÃO

Logo no começo da estruturação do NIT, Álvaro Gregório construiu com a equipe o chamado Framework da Inovação, que vem norteando o desenvolvimento do NIT. O Framework da Inovação apresenta cinco dimensões: Cultura, Capacitação, Prospecção, Projetos de Parceria e Governança. “Essas dimensões, naturalmente, têm interface entre si, mas elas são uma espécie de bússola para nós, no nosso dia a dia”

A dimensão da Cultura, por exemplo, visa justamente trazer para a Companhia a cultura da inovação, por meio de iniciativas como o Programa Laboratório de Ideias do Metrô (PLIM), para provocar a apresentação de ideias e soluções, ou o Open Metrô Festival, desenvolvido com a Universidade Corporativa do Metrô (Unimetro).

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