fbpx

Aeromóvel completa dez anos de operação

Na manhã de 14 de setembro de 2023, a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária teve uma sessão com a participação do CEO da Aerom, Marcus Coester, sobre o desenvolvimento e a cristalização da tecnologia do Aeromóvel.

Marcus Coester

Trata-se de um sistema que está sendo implantado para promover a interconexão entre a estação terminal da Linha 13 – Jade, da Companhia Paulista de trens Metropolitanos (CPTM), com os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado no município de Guarulhos.

Coester informou no congresso anual da AEAMESP que o projeto em implantação no Aeroporto Internacional de São Paulo avança rapidamente e deverá estar concluído no primeiro semestre de 2024.

O dirigente também explicou que, no dia seguinte ao de sua exposição, aconteceria em Porto Alegre a solenidade que marcaria os dez anos de operação do aeromóvel interliga Estação Aeroporto do Trensurb e o Terminal de Passageiros do Salgado Filho já transportou mais de 7,5 milhões de passageiros.

A tecnologia. O aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

A Trensurb divulgou que a linha em suas instalações consigna a primeira aplicação comercial da tecnologia no Brasil, permitindo integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os usuários do metrô. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 30 segundos. Tudo isso com uso de energia limpa e de forma econômica, com custo médio de propulsão por passageiro de R$ 0,36.

Deixe um comentário