fbpx

O sucesso do 4º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para Melhoria dos Processos Ferroviários

Alexandre de Carvalho

Na manhã do terceiro dia da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, foi desenvolvido com sucesso o 4º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para Melhoria dos Processos Ferroviários. A proposta desse seminário tem sido apresentar iniciativas desenvolvidas pelos operadores ferroviários, com aplicação ampla para todos os setores ferroviários, focando o compartilhamento de inovações e soluções tecnológicas disruptivas, que as ferrovias vêm desenvolvendo nos últimos anos, ressaltando ainda ganhos com o aumento da segurança, da eficiência global e da redução de custos.

A ideia é trazer iniciativas implementadas ou que, mesmo em estudos, já apresentem resultados satisfatórios nas avaliações iniciais ou que indiquem previsão de retorno com sua implementação. São discutidas soluções para diversos problemas ferroviários, tendo como viés estreitar os laços entre os operadores de carga e de passageiros para proporcionar novas interações futuras.

PRIMEIRA PARTE

A coordenação dos trabalhos do seminário coube ao engenheiro Leonardo Mendes Viana. Na primeira parte, foram apresentados quatro estudos.

Alexandre de Carvalho, da MRS, apresentou o estudo Identificação de RCFs (Rolling Contact Fatigue) através de visão computadorizada.

Jociklley Machado, da Vale, mostrou o trabalho intitulado Esmerilhamento de Trilhos na Estrada de Ferro Carajás.

Inspeção de Sapata de Freio, foi o projeto mostrado por Felipe Castro, da MRS.

Encerrando a primeira parte, Alexandre Parpinelli, do Metrô-SP, mostrou o estudo Monitoramento de Ativos em Tempo Real: Equipamentos Fixos e Material Rodante

Pedro Machado e Jociklley Machado

SEGUNDA PARTE 

Segunda e última sessão do 4º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para Melhoria dos Processos Ferroviários, outros quatro estudos foram apresentados.

Luca Garcia, da MRS, apresentou o trabalho intitulado Sistema de Otimização de Desenho Operacional para o Transporte Ferroviário de Cargas.

Antonio Santos, da Vale, mostrou o estudo Análise de combinação paramétrica de geometria e componentes da Via Permanente para manutenção

Aplicação de Manufatura Aditiva na Ferrovia foi o estudo apresentado por Larissa Nunes, da MRS. Também da MRS é Daniel Wendel, que apresentou o estudo Ferrovia do Futuro.

Deixe um comentário