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Realizada em setembro de 2023 a primeira viagem de trem entre Cubatão e Anápolis pela Ferrovia Norte-Sul

“Trata-se de um momento histórico para a infraestrutura brasileira, uma rota há muito aguardada, que vai alavancar o crescimento da região”. Dessa maneira, Marcelo Saraiva, CEO da Brado, se referiu à viagem do primeiro trem da Ferrovia Norte-Sul com destino a Anápolis, Goiás. A viagem aconteceu em setembro de 2023, poucos dias após encerrada a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Marcelo Saraiva

Operada pela Brado e pela Rumo, a composição percorreu 1.511 km. A viagem foi iniciada em Cubatão, São Paulo. O trecho inicial foi percorrido por meio da Malha Paulista. A viagem durou três dias e foi o primeiro teste desse trecho ferroviário.

Com 58 vagões, a composição transportou 112 contêineres, dos quais 32 carregados com insumos agrícolas vindos da China, Estados Unidos e Europa. Os demais 80 contêineres seguiram vazios para serem encaminhados aos clientes de exportação no fluxo Anápolis-Santos e para formar um depósito no Porto Seco de Anápolis.

Guilherme Penin

Guilherme Penin, vice-presidente de Expansão e Regulação da Rumo, destacou o transporte de contêineres por ferrovia estabelece novas possibilidades para as áreas atendidas pelo serviço.  Ele qualifica a ferrovia como um indutor de desenvolvimento e garante que sua chegada aos principais polos da agricultura e indústria de Goiás e Tocantins promove geração de empregos e potencializa as atividades econômicas dos municípios.

O traçado atual da Ferrovia Norte-Sul vai de Açailândia, no Maranhão, a Estrela d’Oeste, em São Paulo. O trecho entre Açailândia e Porto Nacional, no Tocantins, e tem a VLI como responsável. Já o segmento entre Rio Verde, em Goiás, e Estrela d’Oeste, está sob responsabilidade da concessionária Rumo Logística.

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