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Seminário tratou do aumento da participação da ferrovia na matriz de transporte de carga

Luís Kolle, Silvia Cristina Silva e Leonardo Cezar Ribeiro

Uma exposição do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, foi um dos pontos destaque do VII Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, realizado em duas sessões na tarde do terceiro dia da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a quarta-feira, 13 de setembro de 2023. Essencialmente, o seminário debateu o aumento da participação da ferrovia na matriz de transporte de carga.

Depois do encontro, o secretário resumiu sua mensagem desta forma: “Com bons projetos, estratégia de fomento adequada e políticas públicas, podemos fazer o modo ferroviário crescer e transformar o país”, acrescentando: “Vamos transformar o mapa ferroviário do Brasil. Estamos estruturando ações para construir um país completamente cortado por trilhos. Nesse sentido, o Novo PAC é fundamental”.

Já tradicional na programação da Semana de Tecnologia Metroferroviária, o Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário é promovido pela AEAMESP, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Associação Latino-Americana de Ferrovia (ALAF), Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF) e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE).

PROJETOS DE AMPLIAÇÃO

A participação de Leonardo Cezar Ribeiro aconteceu na segunda parte do seminário, coordenada pelo secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias no Brasil (ALAF), Jean Pejo, e apresentou e discutiu projetos em implantação para ampliar o transporte ferroviário de cargas.

Dessa parte do encontro participaram José Roberto Lourenço, da operadora MRS, que apresentou ações para aumentar o transporte de carga geral em sua ferrovia; João Almeida, da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), que falou a respeito do aumento da capacidade da malha ferroviária existente no maior porto do país; em exposição remota, Gustavo Cota, da Bamin, trouxe informações e considerações sobre os investimentos para implantação da FIOL I; Rodrigo De Stéfani, da Rumo, fechou o conjunto das exposições mostrando a expansão da Malha Norte para a região de Lucas do Rio Verde.

Frederico Bussinger

MAIS CARGAS POR FERROVIA

A primeira sessão do VII Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, coordenada por Pedro Machado, conselheiro e ex-presidente da AEAMESP, versou sobre os desafios para aumentar a participação da ferrovia na matriz de transporte de carga nacional. Um dos participantes foi o consultor Frederico Bussinger, que defendeu um sistema de “filtros” para categorização das ferrovias: se são de abastecimento ou exportação; se são estruturantes, alimentadoras ou dedicada, e se são outorgadas por concessão ou por autorização, havendo combinações entre todas essas tipificações. Essa categorização permitiria definição de um padrão de regulação e uma hierarquização de prioridades de apoio por parte do governo.

O secretário-geral da sede brasileira da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Jean Pejo, mostrou em sua exposição como as superposições tributárias oneram a intermodalidade e o transporte de contêineres, discutindo como a reforma tributária pode auxiliar a resolver essa questão.

Renato Meirelles

Renato Meirelles, vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), falou em sua exposição sobre quatro pautas prioritárias para serem tratadas pelo setor ferroviário em geral. São elas: defender uma visão de Estado de longo prazo em que possa haver um planejamento e previsibilidade; buscar tornar o setor ferroviário estratégico, com investimentos e programas incentivados para haver um cenário propício ao desenvolvimento do setor; atuar para que se estabeleça para os produtos do setor adquiridos no país um coeficiente de conteúdo nacional, e, finalmente, apoio de todos às reformas brasileiras. “O Brasil é hoje a maior fronteira metroferroviária global. Não há nenhum país no mundo que tenha uma carência tão grande quanto nosso país nesse setor”, disse.

A última exposição foi de José Oswaldo Cruz, da VLI, e versou sobre a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e seu plano de investimentos.

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