fbpx

Até 12 de maio, uma exposição mostra os vencedores e outros projetos participantes do Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do CAU/SP

No início da noite da segunda-feira, 3 de abril de 2023,  na sede do CAU/SP  (Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico da Cidade de São Paulo), aconteceu a abertura da exposição Um nove quatro, reunindo todos os projetos que participaram do Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do Conselho.

A mostra permanecerá aberta até 12 de maio próximo, de segunda a sábado, em horário comercial, exceto feriados. Para esse período, o CAU/SP elaborou uma programação de oficinas e mesas, com divulgação nas redes sociais do Conselho.

Na foto, aparecem Pablo Herenú com a equipe do seu escritório, a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, e integrantes da Comissão Técnica do prêmio.

Primeiro lugar. Na ocasião, houve a premiação dos vencedores. Conquistou o primeiro lugar o projeto de autoria de Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú , do escritório H+F Arquitetos.

Outros ocupantes do pódio. A segunda colocação foi para Francisco Javier Rivas, Helena Meirelles Pessini, Guilherme Figueiredo, Otavio Melo, Rodrigo Quintella Messina e Thiago Augustus, do MR Arquiteturas.

Maria Isabella Mistrorigo de Almeida e Sergio Kipnis, do Sergio Kipnis Projetos & Gerenciamento de Obras classificaram-se em terceiro lugar.

Menções honrosas. Foram distinguidos com menções honrosas os seguintes participantes: Spadoni e Andrade Arquitetos Associados – Francisco Spadoni, Tiago de Oliveira Andrade, Rômulo Oraggio Beraldi, Mayra Simone dos Santos e Giovanna Miki Morita (autores); Mira Arquitetos – Luís Eduardo Loiola de Menezes e Maria Cristina Motta Oliverio (autores); E.A.M. Estúdio de Arquitetura Mutável – Mario Figueroa, Erick Vicente, Camila Rocco, Daniel Maioli, Gustavo Bondezan, Guile Amodeu, Rodrigo Lacerda e Gustavo Fontes (autores); e MLD Arquitetura – Maria Luiza Dutra (autora), Augusto Longarine, Daniel Carcavalli, Diego Pinheiro, Letícia Baldo e Luiz Sakata (coautores).

Reconhecimento. Também foram reconhecidos os autores dos projetos destaque: Escritório +K Arquitetos – Keila Costa e Gabriel Garcia de Aguiar (autores); e Escritório Metro Arquitetos Associados Ltda – Martin Corullon e Gustavo Martins Cedroni (autores).

Nestas duas fotos, ambientes da exposição na sede do CAU/SP. 

PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA

O concurso contou com 49 inscrições de escritórios de diversas regiões do Brasil e, ao todo, recebeu 29 propostas de projetos.

A iniciativa foi uma promoção do CAU/SP em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático.

Além de tornar o edifício plenamente adequado à realização de todas as atividades internas do Conselho, o concurso buscou oferecer aos profissionais, à sociedade e à cidade, um lugar com significado, cujo caráter expresse os valores e as aspirações da autarquia.

Catherine Otondo

“Valorizamos o concurso como modalidade importante para a contratação de projetos de Arquitetura e Urbanismo, a servir, em caráter exemplar, a outras instituições públicas, notoriamente em seu processo de formulação, de modo a garantir participação ampla e aberta dos profissionais”, destaca Catherine Otondo, presidente do CAU/SP.

Deixe um comentário