fbpx

Estudo da CEPAL em espanhol focaliza o impacto da Covid-19 nas preferências por meios de transporte em cinco cidades latino-americanas. São Paulo é uma delas.

Está disponível em arquivo virtual o estudo exploratório Impacto da Covid-19 nas preferências por meios de transporte em cidades selecionadas da América Latina produzido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). A publicação pode ser baixada por meio de link ao final deste texto.

O estudo abrange cinco metrópoles latino-americanas – Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, São Paulo e Santiago – e visa identificar os impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) sobre várias atividades e suas decisões de localização, bem como sobre as preferências por modos de mobilidade privados e ativos.

Por meio de entrevistas com especialistas, análise de dados e uma revisão de literatura, são identificadas diferentes tendências de mobilidade: mudanças no sistema de transporte público que colocam desafios de financiamento, mudanças nas estratégias de mobilidade que favorecem modos de transporte individuais, o surgimento de motocicletas e serviços de entrega domiciliar, novos desafios de segurança rodoviária e novas demandas e possibilidades em torno do uso do espaço público e das telecomunicações.

Com base na identificação e análise das implicações dessas tendências, são feitas recomendações sobre onde a ênfase política futura deve ser colocada. Em particular, propõe-se dar maior importância à gestão da demanda de estratégias de mobilidade individual e repensar tanto o papel dos centros urbanos quanto a qualidade dos espaços urbanos nas cidades latino-americanas.

Baixe a publicação

Deixe um comentário