fbpx

Barcelona recebeu no início de junho a Cúpula Global da UITP e a 28ª Reunião dos Comitês Técnicos da ALAMYS. O Brasil participou.

O setor metroferroviário brasileiro esteve representado em dois eventos internacionais na área de transporte e mobilidade urbana, realizados de maneira integrada no início de junho de 2023 em Barcelona, Espanha.

Um dos eventos foi o UITP Global Public Transport Summit (Cúpula Mundial do Transporte Público), organizado pela União Internacional de Transporte Público (UITP) e desenvolvido de 4 a 7 de junho.

O outro foi a 28ª Reunião dos Comitês Técnicos da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), com atividades entre os dias 6 e 9 de junho.

É importante assinalar que a UITP, sobretudo por intermédio de sua Divisão América Latina, e a ALAMYS mantêm estreito relacionamento com a AEAMESP, e nos últimos anos têm participado com sessões próprias da Semana de Tecnologia Metroferroviária.

CÚPULA DA UITP 

Durante o UITP Global Public Transport Summit (Cúpula Mundial do Transporte Público), comemoraram-se os 20 anos de atividades da UITP América Latina.

Renée Amilcar

Primeira mulher a presidir a UITP. Na Assembleia Geral, Renée Amilcar, gerente geral de Transportes da cidade de Ottawa, Canadá, foi eleita presidente mundial da UITP para o próximo período. Trata-se da primeira mulher a presidir a UITP  em 138 anos da entidade. Ela substitui no cargo a Khalid Alhogail.

Declaração de Barcelona. Outro ponto importante foi a divulgação da Declaração de Barcelona da UITP, um texto em que dirigentes da entidade afirmam, que o transporte público representa mais do que ele mesmo e faz parte da vida das pessoas, apoiando “a mobilidade, as pessoas, os empregos, as cidades, a economia, o meio ambiente, o planeta, nossa saúde e muito mais”, e beneficiando a todos, “todos os dias, em todos os lugares”. Leia aqui a íntegra do documento em sua versão original, em inglês.

Hamburgo 2025. Também ficou definido que a cidade de Hamburgo, no norte da Alemanha, será a sede do próximo UITP Global Public Transport Summit (Cúpula Mundial do Transporte Público), em 2025.

COMITÊS TÉCNICOS DA ALAMYS

O tema geral da 28ª Reunião dos Comitês Técnicos da ALAMYS foi Mobilidade Pública: Uma Nova Abordagem para o Serviço ao Cidadão.

O encontro marcou a mudança da sede da Secretaria Geral da ALAMYS de Santiago, Chile, para Barcelona, Espanha. Lola Bravo, do Metrô de Barcelona, assumiu como secretária-geral da ALAMYS em substituição de Sebastián Court, do Metrô de Santiago.

Lola Bravo

Participaram da 28ª Reunião dos Comitês Técnicos 170 representantes de 27 metrôs, sistemas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ferrovias metropolitanas, autoridades de transporte, membros honorários e 21 empresas fornecedoras do setor ferroviário, além de convidados do setor ferroviário e de associações com as quais a ALAMYS colabora regularmente. Dezoito países da América e da Europa estiveram representados.

Assembleia em Quito. Foi anunciado que o Metrô de Quito será o anfitrião do Congresso e Assembleia Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Trens Metropolitanos (ALAMYS) de 2023, a ser realizado no final deste ano, em data ainda a ser anunciada, na capital do Equador.

Trem chegando a estação do Metrô de Quito

OS TEMAS DA ALAMYS

No dia 7 de junho, houve a solenidade de abertura da 28ª Reunião dos Comitês Técnicos, com pronunciamentos e exposições técnicas. Nos dias 8 e 9 de junho, foram realizadas as reuniões dos Comitês Técnicos, nas quais foram discutidos os seguintes tópicos:

Comitê de Planejamento – 1) Progresso na implementação do MaaS, 2) Campanhas de divulgação, comunicação e conscientização sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais dos sistemas ferroviários urbanos, e 3) Metrô e Cultura

Comitê de Gestão – 1) Financiamento do serviço de transporte. Situação atual e previsões futuras para o equilíbrio econômico e financeiro, e 2) Treinamento de pessoas: investimento para o futuro.

Comitê de Operações – 1) Automação de pessoal em estações de baixa demanda, e 2) Automação de serviços.

Comitê de Manutenção – 1) Monitoramento contínuo, 2) Digitalização para melhorar a operação e a manutenção, e 3) Gerenciamento de RAM, lições aprendidas e oportunidades de melhoria.

Comitê de Bondes – 1) Segregação de plataforma, prioridade de semáforo e velocidade comercial, 2) Sistemas de pedágio e controle de fraude. Inspeções, 3) Conscientização dos passageiros em sistemas abertos. Transferências intermodais, 4) Inserção urbana de bondes, e 5) O bonde como espinha dorsal e elemento integrador.

Grupo de Marketing – Avaliação do documento do Grupo de Novos

PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NOS DOIS EVENTOS

Depois dos encontros em Barcelona, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) apresentou um resumo da participação brasileira nos dois encontros.

Informou que MetrôRio conquistou prêmio internacional da UITP com o Programa Jovens Mulheres Aprendizes: diversidade de gênero no setor de transporte, lançado há três anos, que contou com três turmas que capacitaram 40 jovens mulheres como eletricistas de manutenção ou mecânica. O MetrôRio também apresentou o estudo Novos modelos de trabalho pós-pandemia e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro.

O VLT Carioca foi finalista do Programa de Melhores Práticas de Mobilidade Urbana da UITP, com o seu programa de Audioguia (aplicativo que fornece aos usuários informações sobre as diferentes áreas da região central do Rio de Janeiro), e participou do painel Metrô e Cultura, dentro do Comitê de Planejamento da ALAMYS.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) participou do painel de cultura no encontro da ALAMYS com o trabalho “Estratégicas para Promover Eventos Culturais e de Interesse Público nas Estações”, tendo ainda participado do painel “Gerenciamento de RAM, Lições Aprendidas e Oportunidades de Melhorias”, no Comitê de Manutenção, com uma apresentação sobre otimização da manutenção.

Deixe um comentário