fbpx

Compartilhamento de livros marca os 15 anos da biblioteca da Trensurb

Livros nos bancos do trem. Foto: Gabrielli Zanfran/Arquivo Trensurb

Na tarde de 15 de dezembro de 2023, uma sexta-feira, a Trensurb promoveu mais uma ação do projeto Livros Livres. Nesta ocasião, ação marcou a comemoração dos 15 anos do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca do metrô.

A operadora inaugurou o Espaço Multicultural em 15 de dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô. Em março de 2019, foi criada uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo. Ambas as unidades oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. O acervo, ampliado somente por meio de doações, conta com 12,3 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil sócios. Desde a inauguração, já foram mais de 80 mil empréstimos de livros.

Leonardo Marion

Titular da Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb – área da empresa responsável pela gestão da biblioteca –, Leonardo Marion afirmou que os 15 anos do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos representam um marco nas ações culturais e de democratização da leitura promovidas pela empresa metroviária.

Suas palavras foram estas: “Estamos completando 15 anos de atividades, promovendo o incentivo à leitura e o acesso gratuito a um acervo de qualidade, além de outras atividades que o Espaço Multicultural vem proporcionando à comunidade ao longo dos anos, incluindo exposições, oficinas e apresentações artísticas”.

O gerente também fez um agradecimento aos associados, instituições parceiras e amigos da biblioteca que contribuem com doações para ampliação do acervo.

Para retirar livros gratuitamente no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h.

LIVROS LIVRES

O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.

Deixe um comentário