fbpx

Conferência da UITP América Latina na Cidade do México destacou governação da mobilidade sustentável, nos quadros institucionais e no financiamento, com debates sobre metro, ônibus elétricos, transformação digital

Praça central na Cidade do México. Foto: reprodução do portal UITP

Realizou-se em 30 de outubro de 2023, na Cidade do México, a Conferência Internacional da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina. O encontro destacou a mobilidade sustentável, a transformação digital e a governança inovadora, atraindo mais de 250 participantes internacionais, incluindo autoridades de 20 cidades latino-americanas.

Mohamed Mezghani

Participaram o secretário-geral da UITP ao nível mundial, Mohamed Mezghani, e o CEO da empresa Mobility ADO, José Antonio Pérez, empresa co-organizadora do encontro, além de outros 40 especialistas, que apresentaram o estado da arte nos sistemas urbanos da América Latina.

José Antonio Perez

O formato do evento combinou painéis dinâmicos e discussões, buscando uma análise abrangente das questões críticas enfrentadas pelo setor dos transportes públicos enfrenta. As sessões centraram-se na governação da mobilidade sustentável, nos quadros institucionais e no financiamento, com debates específicos sobre metro, ônibus elétricos, transformação digital e muito mais.

Houve foco sobre o papel fundamental do transporte público para fazer avançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), os desafios e oportunidades de governança e financiamento da mobilidade, a contribuição estratégica dos metrôs para melhorar a qualidade de vida, a melhoria das operações de ônibus elétricos, a análise de dados e as tecnologias de emissão de bilhetes e pagamentos. 

Segundo salientou a UITP, este encontro internacional enfatizou o poder da colaboração, conforme evidenciado pelas parcerias promovidas entre autoridades de transportes, operadores e fornecedores de tecnologia de 12 países, destacando o potencial transformador da experiência partilhada e dos esforços unificados.

Deixe um comentário