fbpx

O retorno do congresso da ANTP

Todas as sessões da Arena ANTP 2023 tiveram significativa participação do público

Três painéis sobre temas diretamente relacionados com o setor metroferroviário integraram a diversificada programação da Arena ANTP – Congresso de Mobilidade Urbana 2023, organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), da qual a AEAMESP é associada.

Realizado de 24 a 26 de outubro de 2023 no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o congresso registrou 3.033 comparecimentos, com a participação de 220 debatedores em 39 painéis temáticos e 76 apresentações de artigos técnicos. A exposição de produtos e serviços para o setor reuniu 50 marcas. As gravações de áudio dos painéis serão disponibilizados em breve pela ANTP.

A ANTP fez seu primeiro congresso em 1978, na cidade do Rio de Janeiro. O mais recente, quando se inaugurou o formato Arena ANTP, aconteceu em 2019; em 2021, o congresso não foi realizado por causa da pandemia.

Presença. O presidente da ANTP, Aílton Brasiliense Pires, fez o discurso de abertura. Participaram autoridades públicas governamentais. O vice-governador Felício Ramuth representou o governador Tarcísio de Freitas; em seu pronunciamento, ele garantiu que o edital do Trem Intercidades será lançado em 29 de fevereiro de 2024. O ministro das Cidades, Jader Filho, enviou um vídeo com uma mensagem aos participantes do congresso.

Participaram também dirigentes de entidades técnicas e empresariais, operadores, pesquisadores acadêmicos, consultores e profissionais do setor de transporte público urbano, entre os quais muitos do setor metroferroviário.

Temas metroferroviários. Um dos painéis sobre temas metroferroviários discutiu a  importância de uma política nacional para o resgate do transporte ferroviário de passageiros. Outro painel examinou a proximidade de implantação do Trem Intercidades de Campinas, no Estado de São Paulo. A terceira sessão, de natureza tecnológica, tratou do uso da metodologia BIM (modelagem da informação da construção) em projetos de transporte sobre trilhos.

Outros temas. Com nove painéis de debate, ficou claro que a transição energética já em curso no transporte público urbano foi o tema de maior realce da Arena ANTP. O encontro discutiu também as perspectivas trazidas pelo Marco Legal do Transporte Público, os impactos da Reforma Tributária e o Sistema Único de Mobilidade. E tratou da contribuição dos bancos de fomento do Brasil e do exterior e de entidades internacionais de cooperação.

Houve painéis voltados ao debate da questão metropolitana, incluindo governança e transporte, e da tecnologia aplicada aos sistemas de transporte público urbano. Também se discutiu o tema da segurança viária, considerando faixas para motos, engenharia de tráfego e convergência entre mobilidade e saúde no trânsito.

Outros tópicos abordados nas diferentes sessões versaram sobre cidades sustentáveis, o desvio de rota ocasionado pelos ‘carros inteligentes’ e o significado da mobilidade ativa. Também se desenvolveram painéis a respeito dos temas da cidadania, acessibilidade, inclusão e ética no transporte público urbano.

Deixe um comentário