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Coordenador do GT do Plano Estadual Ferroviário do Paraná, engenheiro Luiz Henrique Fagundes crê em condições para o leilão da Nova Ferroeste no primeiro semestre de 2023

É possível que ainda neste primeiro semestre de 2023 estejam dadas as condições para que aconteça o leilão dos quase 1.600 km da Nova Ferroeste, ferrovia concebida pelo governo do Paraná e que visa possibilitar a conexão de áreas produtoras de alimentos no oeste do Paraná, no centro oeste de Mato Grosso do Sul e no noroeste de Santa Catarina com o porto de Paranaguá.

A avaliação foi feita pelo coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário do Paraná, engenheiro Luiz Henrique Fagundes, ao participar no final da tarde de 30 de janeiro de 2023 da primeira edição do ano do programa ABIFER Conversa, criado em agosto de 2021 pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER). O programa é apresentado pela jornalista Ana Lúcia Lopes, com a participação, como interlocutor dos convidados, do presidente da ABIFER, engenheiro Vicente Abate.

Vicente Abate e Luiz Henrique Fagundes

Fagundes informou que na semana anterior à realização do programa, o Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário do Paraná havia dado “mais um passo importantíssimo” em direção ao leilão.

Ele disse: “O que nos distancia do leilão, hoje, é não termos ainda a licença prévia ambiental. Na semana passada, concluímos o processo de licenciamento no que tange às áreas indígenas. Foi um trabalho de dois anos. A FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas – órgão do governo federal) esteve presente e a gente conseguiu uma aprovação unânime dentro da comunidade indígena para o trabalho que foi apresentado. Com isso, é mais uma missão completada dentro do processo de licenciamento”.

O dirigente acrescentou que o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – também um órgão federal), no final do ano passado, encaminhou ao Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário do Paraná algumas questões adicionais, solicitando alguns estudos adicionais, que deverão estar concluídos entre o final de março ou início de abril. “Esse deve ser o último passo para recebermos a licença, podendo marcar o nosso leilão”.

Vicente Abate acrescentou: “O leilão deverá acontecer na B3 (a bolsa de valores do Brasil) e serão quase 1.600 km de ferrovia que vão ser colocados para fazer crescer a malha ferroviária brasileira”.

O traçado da Nova Ferroeste

Veja o vídeo com a íntegra do programa ABIFER Conversa

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