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Em audiências públicas, Metrô de São Paulo apresenta projeto da futura Linha 20-Rosa

Neste início de 2024, Companhia do Metropolitano de São Paulo deu passos significativos para a implantação da Linha 20-Rosa e prolongamento da Linha 2-Verde até Cerro Corá. Em 22 de janeiro, o município de Santo André recebeu a primeira de uma série de três audiências públicas previstas dentro do empreendimento. Nos dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, foram realizadas audiências nos municípios de São Paulo e São Bernardo do Campo, respectivamente.

A futura Linha 20-Rosa está em fase de projeto pelo Metrô para a implantação de 24 estações em 31,1 km de extensão, ligando a Santa Marina (região da Lapa) a Santo André, passando por São Bernardo do Campo, além dos bairros de São Paulo como Pinheiros, Itaim, Jardins, Moema, São Judas e Cursino.

O Metrô já concluiu o anteprojeto de engenharia e agora está contratando o projeto básico, que é um dos mais importantes de uma linha. Já o prolongamento oeste da Linha 2-Verde será implantado no mesmo projeto, construindo 1,3 km para ligar a atual estação da Vila Madalena até Cerro Corá, permitindo a conexão com a Linha 20.

O traçado la Linha 20 – Rosa (reprodução)

INFORMAÇÕES

Os estudos preliminares demonstram benefícios equivalentes a R$ 3,5 bilhões por ano com o funcionamento da Linha 20-Rosa, devido à economia de combustíveis e gastos com saúde que serão evitados com poluentes que deixarão de ser emitidos, além da redução do tempo de deslocamento das pessoas, que pode chegar a mais de 60%. Esses dados e informações disponibilizados no evento constam no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), assim como no Anteprojeto de Engenharia elaborado pelo Metrô.

Representantes do Metrô apresentaram detalhes dos projetos das duas linhas, assim como seu impacto ambiental e benefícios às regiões por onde passará, além de falarem sobre a complexidade construtiva de uma linha que será totalmente subterrânea e atravessará 42 córregos e rios ao longo do seu trajeto entre Santa Marina e Santo André.

Outro tema importante é a preocupação do Metrô no cuidado ambiental e do patrimônio, citando exemplos como as áreas onde serão construídos os futuros pátios de manutenção Santa Marina e de Santo André, que terão construções de relevância histórico-cultural preservadas e utilizadas como locais administrativos.

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