fbpx

Encontro com realização de seminário técnico marca o lançamento do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF).

Na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista, aconteceu em 1º de março de 2024 o lançamento oficial do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF). Entre outras atividades e serviços, o Instituto irá conceder o selo de conformidade a produtos e serviços do setor em consonância com as exigências de normas e especificações técnicas pertinentes.

Sérgio Inácio Ferreira, presidente do IQF

Denominado 1º Encontro IQF, o evento foi estruturado em duas partes. No período da manhã, houve a sessão solene de abertura, reunindo o professor e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Sérgio Inácio Ferreira, presidente do IQF; Massimo Giavina, vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) e diretor do IQF, e Vicente Abate, presidente da ABIFER e também diretor do IQF.

A sessão solene teve ainda participação de Denis Eduardo Andia, secretário nacional de Mobilidade Urbana – Ministério das Cidades; Pamela Santos, gerente de projetos da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários – Ministério dos Transportes, e Renan Thiago Alencar Moreira, assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin – que foi convidado e aceitou ser patrono do Instituto da Qualidade Ferroviária – enviou um vídeo com mensagem aos participantes do 1º Encontro IQF.

ENTIDADES CONSTROEM O IQF

Participam da criação do Instituto da Qualidade Ferroviária a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e a Associação Latino-Americana de Ferrovias, Sede Brasil (ALAF).

Apoiam a iniciativa universidades e associações empresariais, técnicas e profissionais, incluindo a AEAMESP, representada no 1º Encontro IQF por seu presidente, engenheiro Luís Guilherme Kolle, e pelos conselheiros consultivos e ex-presidentes, engenheiros Silva Cristina Silva e Pedro Machado.

O primeiro painel do encontro teve como tema Importância do IQF: uma visão de futuro, e reuniu Vicente Abate; Antônio Luís de Oliveira Aulicino, gerente-executivo da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), Jean Pejo, secretário-geral no Brasil da Associação Latino-Americana de Ferrovias, e Alexandre Vacchiano de Almeida, diretor-executivo do Clube de Engenharia.

Com o tema Importância da Qualidade Ferroviária: tendências e perspectivas, o segundo painel reuniu o professor Hostílio Xavier Ratton Neto, da COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Liedi Légi Bariani Bernucci, diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Roberto Willians, professor e pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Grais (NDF-MG), e Massimo Giavina-Bianchi.

SEMINÁRIO TÉCNICO

No início da tarde, abriu-se a segunda parte do encontro, com o Seminário Técnico Qualidade e Inovação no Transporte Ferroviário. Alexandre Xavier, superintendente do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), descreveu aspectos essenciais dessa organização, criada há 29 anos, e que se converteu em entidade inspiradora do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF).

Na sequência, aconteceram dois outros painéis. Um deles, sobre o tema Selo de Qualidade: Produtos e Serviços, e o outro sobre Projetos voltados à qualidade do no sistema metroferroviário.

Deixe um comentário