fbpx

Está disponível para leitura a edição de número 37 do JORNAL AEAMESP

Foto: Henrique Freire / Ascom – Secretario de transporte do Estado Rio de Janeiro

 

Jornal AEAMESP 37

Por meio de link ao final desta notícia, é possível acessar a edição número 37 do JORNAL DA AEAMESP, que apresenta em sua primeira página artigo do presidente da Associação, engenheiro Emiliano Affonso. Ele faz referência ao fato de a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária trazer, a exemplo de anos anteriores, a contribuição de conferencistas internacionais.

Emiliano Affonso destaca no texto a importância de as próprias operadoras brasileiras de transporte público, em especial no setor metroferroviário, considerarem a possibilidade de realizarem empreendimentos imobiliários diretamente associados ao transporte como forma de garantir recursos permanentes para ampliar e modernizar as  redes e para assegurar a modicidade das tarifas para os usuários.

O dirigente da AEAMESP informa que para esta 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária foi convidado especialista da West Japan Railway Company (JR-WEST), que explicará como funcionam modelos aplicados em seu país.  No Japão, há caso em que cerca de 40% dos custos de implantação de uma linha de metrô foram pagos por meio da riqueza propiciada pelo crescimento imobiliário promovido pelo próprio operador. Também há operadoras que possuem receitas não operacionais maiores do que as operacionais, mitigando os custos tarifários.

Foram igualmente convidados para a 22ª Semana especialistas alemães, que falarão sobre os fatores que devem ser considerados para a escolha da melhor opção de transporte, otimizando o uso dos recursos públicos. Além disso, congresso da AEAMESP contará ainda com um painel internacional coordenado pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS).

Outros pontos. A nova edição do JORNAL AEAMESP destaca ainda as manifestações de personalidades do setor metroferroviário a respeito da 22ª Semana. E, em três páginas, faz um resumo das sessões do XI Seminário Metroferroviário, promovido pela Comissão Metroferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), e realizado no Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de junho de 2016.

Na página dois, os engenheiros e associados da AEAMESP Ariovaldo Veiga e Rogerio Belda capricham em mais uma edição da coluna Uma Janela Para o Riso.

Veja a Edição 37 de JORNAL AEAMESP