fbpx

A expectativa pelo edital de concessão do Trem Intercidades (TIC)

Está sendo aguardado o edital referente à concessão patrocinada da prestação de serviço público de transporte de passageiros sobre trilhos do TIC Eixo Norte do Estado de São Paulo, compreendendo a construção e operação dos serviços de Trem Intercidades (TIC), Trem Intermetropolitano (TIM) e da operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da Linha 7 Rubi da CPTM.

Algumas características do projeto: Prazo de 30 anos de operação comercial. Capex (despesas ou investimentos em bens de capital, ou despesas de capital) de R$ 10,5 bilhões em obras civis, sistemas, sinalização e material rodante. Abrangência que considera atendimento direto a 11 municípios, os quais somam 14,9 milhões de habitantes. Passa por três Regiões Metropolitanas (Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, Região Metropolitana de Jundiaí – RMJ e Região Metropolitana de Campinas – RMC), responsáveis por 66,4% do PÌB do Estado de São Paulo.

Serviços expressos e paradores. Os serviços no Eixo Norte atenderão as demandas de serviços expressos regionais e paradores metropolitanos. Nesta fase estão previstos os serviços prioritários:

  • TIC (Serviço Expresso). São Paulo – Jundiaí – Campinas, com três estações, 101 quilômetros, 64 minutos de viagem.
  • Linha 7 (Serviço Parador). São Paulo – Francisco Morato: 13 estações, 36 quilômetros, 50 minutos de viagem.
  • TIM (Serviço Parador). Francisco Morato – Jundiaí – Campinas, com 9 estações, 65 quilômetros e 55 minutos de viagem.

Deixe um comentário