No último dia da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, foi possível ter uma visão bem aproximada dos projetos de expansão da rede sobre trilhos em território paulista, considerando empreendimentos em implantação e projetos que são ainda objeto de estudos, referentes à na rede de metrô, à malha de trens metropolitanos e ao sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista.
Na sessão final, ao lado da presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, Isadora Chansky Cohen, secretária-executiva da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, que representava o secretário Marco Antônio Assalve, e Saulo Vieira, responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão dessa mesma Secretaria, mostraram um quadro geral da situação dos investimentos metroferroviários.
Veja a sessão final, incluindo a conferência da Secretaria de Transportes Metropolitanos
Um dos pontos apresentados foi um resumo o aumento da oferta de transporte metroferroviário nos últimos quatro anos, correspondentes ao atual mandato do governo estadual. Em 2022, em comparação com 2018, estão em operação nove estações a mais (acréscimo de 164 para 173, sendo que as estações de integração são contadas apenas uma vez) e há 11 km a mais de trilhos (de 366 km passou-se a 377 km).
O número de passageiros transportados teve redução de 2,1 milhões de passageiros por dia, em razão da pandemia: de 7,9 milhões em 2018 para 5,8 milhões em 2022.
EMPREENDIMENTOS EM OBRAS
Os representantes da Secretaria apresentaram e fizeram comentários sobre os empreendimentos em obras, que representam quase 40 quilômetros de linhas em implantação. A seguir, um resumo desses dados:
Linha 2 – Verde. Trecho Vila Prudente-Penha. Oito quilômetros de extensão operacional, oito estações e 22 trens. Previsão de entrega: 2026. Investimento de R$ 8,7 bilhões
Linha 6 – Laranja. Em obras. Brasilândia-São Joaquim (Concessionária Linha Universidade, liderada pelo Grupo Acciona, de atuação internacional). Estão sendo construídos 15,3 quilômetros de túnel (13,4 quilômetros de extensão operacional), e serão incorporados 22 trens de seis carros. Serão 633 mil passageiros por dia – demanda estimada. Trata-se de concessão patrocinada (PPP integral) para implantação, operação, manutenção por 24 anos, sendo 5 anos de construção e 19 de operação. Início da operação comercial previsto para 2025. A linha terá 18 poços de ventilação/saídas de emergência. 2 subestações primárias. O projeto envolve 40 mil documentos de engenharia, 900 sondagens geotécnicas, 370 ações de desapropriação e a geração de 9 mil empregos.
Linha 9 – Esmeralda. Trecho Grajaú – Varginha. Com 1,7 quilômetro e uma estação. O projeto inclui via permanente, rede aérea, viadutos de transposição, implantação de sistemas de sinalização, telecomunicação e suprimento de energia. Previsão de entrega em 2022. Investimento de R$ 960 milhões.
Linha 13 – Jade. Extensão Engenheiro Goulart – Barra Funda. Com 3,7 quilômetros de extensão (prolongamento Luz-Palmeiras/Barra Funda). Previsão de entrega: 2024. Investimento total no trecho R$ 620 milhões.
Linha 15 – Prata. Trecho Jacu-Pêssego – Ipiranga. Mais 2,8 quilômetros entre Jardim Colonial e Jacu Pêssego e mais 1,8 quilômetro entre Vila Prudente e Ipiranga, com três estações. A Linha 15 terá no total 19 quilômetros de extensão operacional. Previsão de entrega: 2025. Investimento total no trecho R$8,4 bilhões.
Linha 17 – Ouro. Trecho Morumbi – Congonhas – Jardim Aeroporto. São 6,7 km de extensão operacional, oito estações, 14 trens e um pátio. Previsão de entrega 2024. Investimento total no trecho: R$ 4,7 bilhões.
VLT da Baixada Santista. Trecho Conselheiro Nébias – Valongo. Com 14 estações, oito quilômetros de extensão. Previsão de entrega: 2023. Investimento de R$ 420 milhões.
BRT do ABC Terminal. Nesta etapa da apresentação, o único sistema sobre pneus foi o BRT do ABC Terminal Sacomã – Terminal São Bernardo. Com 17,3 quilômetros de extensão,20 paradas, três terminais. Previsão de entrega: 2023. Investimento total de R$ 860 milhões.
EMPREENDIMENTOS EM ESTUDO
Na sequência da apresentação, foram relacionados empreendimentos em estudo. Eis um resumo das informações mostradas nessa etapa:
Linha 2 – Verde. Extensão Penha – Dutra. São seis quilômetros de extensão operacional, cinco estações e a agregação de mais 13 trens. Valor estimado da extensão R$ 6,7 bilhões.
Linha 4 – Amarela. Extensão Vila Sônia – Taboão. O projeto prevê 3,3 km de extensão operacional e mais duas estações. Publicação de edital de anteprojeto e projeto básico de engenharia prevista para 2022. Valor estimado da extensão R$ 2,9 bilhões.
Linha 5 – Lilás. Extensão Capão Redondo – Jardim Ângela. Com 4,3 quilômetros de extensão e duas estações. Projeto básico a ser executado pela concessionária. Valor estimado da extensão: R$ 2,8 bilhões.
Linha 16 – Violeta. Oscar Freire – Cidade Tiradentes. Com 32 quilômetros de extensão, 23 estações e previsão de 71 trens. Publicação de edital de anteprojeto de engenharia e estudo de projeto ambiental em 2022. Valor estimado: R$ 33 bilhões.
Linha 19 – Celeste. Trecho Anhangabaú – Bosque Maia. Com 17,6 quilômetros de extensão, 15 estações e 31 trens. Projeto básico em desenvolvimento.
Linha 20 – Rosa. Trecho Santa Marina – Santo André. Com 31,5 km de extensão, 24 estações, 50 trens. Anteprojeto em desenvolvimento.
Linha 22 – Marrom. Trecho Sumaré – Cotia. Com 29,3 quilômetros de extensão, 19 estações e 52 trens. Publicação de edital do anteprojeto em 2022.
PROJETOS NO ÂMBITO DA CPTM
Linha 13 – Jade. Extensão Aeroporto de Guarulhos – Bonsucesso. Com 10 quilômetros de extensão, quatro estações, 12 trens. Anteprojeto em desenvolvimento. Âmbito da CPTM
Linha 14 – Ônix. Trecho Bonsucesso – Jardim Irene. Com 39 quilômetros de extensão, 22 estações e 26 trens. Está em elaboração o termo de referência para contratação de estudo funcional. Primeiro serviço de uma conexão perimetral, fechando os quadrantes noroeste e nordeste da Região Metropolitana de São Paulo.
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