fbpx

Metrô de Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, promove a exposição itinerante Fome de afeto e memória

Até 3 de maio de 2023, quem passar pela Estação Bairro da Paz do sistema de Metrô de Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, poderá ver a exposição itinerante intitulada Fome de afeto e memória, com a escultura Roxinha Urbana, que traduz uma homenagem do artista visual Denissena Fóssil a uma personagem da cidade, conhecida como ‘Mulher de Roxo’.

Conta-se que a partir da década de 1970 até perto do fim do Século XX, vagava por uma importante via de comércio de Salvador, a Rua Chile, uma figura enigmática, vestida de roxo, de um modo que lembrava o hábito usado pelas freiras. Ela também carregava um grande crucifixo na altura do peito. E inspirava receio, compaixão e mesmo respeito.

A ação antecipa as comemorações de aniversário do Bairro da Paz e faz parte do programa Bora de Metrô, criado pela CCR Metrô Bahia para promover no sistema metroviário, ao longo do ano, eventos culturais e de entretenimento, além de serviços de saúde, beleza e bem-estar.

Denissena Fóssil

Denissena Fóssil destaca a importância do acesso à arte em locais como o sistema metroviário baiano. “Nossa proposta com a exposição é dialogar, despertar leituras subjetivas, sentimentos e humor no público que transita nas estações de metrô de Salvador. É fundamental ter acesso à arte na contemporaneidade”.

A iniciativa internacional CowParade (‘Desfile das Vacas’, em português) surgiu em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp apresentou diversas esculturas em formato de vaca, com a intenção de provocar o riso, em um evento de arte em Zurique. Para o escultor, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para os artistas locais expressarem sua arte.

A escultura exposta na Estação da Paz integrou a exposição CowParade Salvador, realizada em 2019. No Brasil, desde 2005, a exposição já passou também por outras oito cidades brasileiras.

Ao final de cada evento, a Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, que detém os direitos exclusivos de realização da CowParade, promove um leilão beneficente. Em 13 edições, foram destinados mais de R$ 7 milhões de reais para organizações sem fins lucrativos brasileiras.

Estação Bairro da Paz

Deixe um comentário