fbpx

Na Trensurb, a volta de Poemas, Trilhos e Trens

Após hiato devido às restrições de comunicação durante o período de defeso eleitoral, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –  voltou recentemente a publicar mais versos do projeto Poemas, Trilhos e Trens.

A iniciativa  divulga, mensalmente, poesias – ou seus fragmentos – que falam sobre o meio de transporte ferroviário junto de fotografias de trens e estações da Trensurb.

O objetivo é levar mais arte ao cotidiano dos usuários do metrô. Os poemas são veiculados no Canal Você – que conta com monitores nos trens e estações – e nos perfis da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos nas redes sociais. Veja aqui.

VERSOS DE  ERNESTO WAYNE

Ernesto Wayne. Foto: reprodução do jornal O Minuano

Para a primeira publicação de 2023, foram selecionados versos do poema Trenzinho de Natal, de Ernesto Wayne.

Poeta e jornalista gaúcho, Wayne foi membro-fundador do Grupo de Bagé, movimento intelectual e artístico integrado por nomes como Glauco Rodrigues, Danúbio Gonçalves e Carlos Scliar.

Nascido em 1929 e falecido em 1997, tem como algumas de suas principais obras O anjo calavera (1955) e Ossos do vento (1977).

Um dos organizadores do projeto Poemas Trilhos e Trens, o poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, afirma que a iniciativa traz “aos viajantes do trem, vários fragmentos poéticos de poetas que escreveram sobre este meio de transporte – tão antigo e sempre atual. Em nossos espaços eletrônicos que os entretém nas viagens, eles conhecerão vários poetas recitando seus poemas”.

Entre os poemas selecionados para o projeto, há obras de Oswald de Andrade, Felipe de Oliveira, Mario Quintana e Jomar Morais Souto. As fotos que os acompanham são de autoria de Élvio Vargas, Jânio Ayres, Bárbara Cezimbra e Patrick Bragé.

BIBLIOTECA DA TRENSURB JÁ TEM QUASE 15 ANOS

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros.

Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 10,4 mil exemplares, disponíveis para os 7,9 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Deixe um comentário