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No programa virtual ABIFER Conversa, um diálogo com Paulo Sérgio Amalfi Meca, diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo

Paulo Sérgio Amalfi Meca

No final da tarde de 13 de dezembro, a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) realizou a última transmissão de 2021 do programa de diálogos ABIFER Conversa. O convidado foi  o diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô SP, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca. O encontro teve como tema Metrô SP – construindo um futuro melhor.

Participaram do diálogo o presidente da ABIFER, engenheiro Vicente Abate, e a jornalista Ana Lúcia Lopes, responsável pela coordenação das perguntas encaminhadas pelo público.

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, acompanhou virtualmente o encontro. No início do programa, vocalizando o pensamento da ABIFER, Ana Lúcia Lopes agradeceu o apoio institucional recebido da AEAMESP, da Associação Nacional dos Transportes de Passageiros sobe Trilhos (ANPTrilhos) e do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) e, em edições anteriores, da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

TEMAS

O diálogo com Paulo Sérgio Amalfi Meca durou aproximadamente 70 minutos e pode ser visto na íntegra por meio de link ao final desta matéria. Durante o programa, ele respondeu a diversas perguntas, o que lhe deu a oportunidade de abordar um considerável conjunto de temas.

Ele falou inicialmente sobre a inauguração Estação Vila Sônia, da Linha 4 – Amarela, marcada para o dia 17 de dezembro de 2021, com a presença do governador João Dória.

Prestou informações sobre o andamento das obras da Linha 15 – Prata e da Linha 17—Ouro, ambas em monotrilho; mais tarde, respondendo a uma pergunta, garantiu que o monotrilho é defendido por seus usuários, sendo a Linha 15 – Prata a mais bem avaliada em recente pesquisa de satisfação.

Abordou ainda o tema da expansão da Linha 2 – Verde em direção à Penha e, posteriormente, a Guarulhos. E comentou os diferentes projetos que estão sendo considerados pela Companhia e pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Em outros momentos do programa, tratou do impacto que a pandemia sobre o Metrô de São Paulo, comentando o êxito na condução da crise, e disse avaliar que a recuperação da demanda, apesar de significativa agora em dezembro de 2021, deverá demorar mais algum tempo. Falou ainda sobre novas licitações para aquisições de sistemas e de trens, gerenciamento de projetos, inovações e novos negócios para alavancar recursos para a expansão da rede.

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