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Plataforma digital e livro mostram 1600 projetos de infraestrutura no Brasil, incluindo o setor metroferroviário

Mais de 20 projetos de ferrovias de carga ou referentes a sistemas de transporte de passageiros, em diferentes estágios de maturação, estão listados na plataforma digital com informações sobre iniciativas de infraestrutura econômica e social, lançada no início de dezembro de 2021 pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Além dos tópicos relativos ao setor metroferroviário, são também incluídos projetos referentes a aeroportos, rodovias, portos, energia elétrica, petróleo & gás, e diferentes tipos de estruturas e serviços urbanos.

Considerada a mais completa do gênero no Brasil, a plataforma permite acesso gratuito a informações sobre mais de 1.600 projetos listados a partir de consulta ao ente público de cada esfera administrativa — União, Estados, Distrito Federal e também as capitais estaduais.

Cada projeto relacionado está inserido em uma tabela que mostra a fase em que se encontra (‘Estudos’, ‘Consulta Pública’, ‘Acórdão do TCU’, ‘Edital’, ‘Leilão’ ou ‘Assinatura do Contrato’). E também recebe uma descrição sucinta, acompanhada de informações relevantes (Investimentos estimados, Início, Forma de Contratação e Importância).

Na mesma ocasião do lançamento da plataforma foi também apresentada a segunda edição do Livro Azul da Infraestrutura, referente a 2021, e que essencialmente uma consolidação outro formato de apresentação das informações da plataforma. O acesso à plataforma ou ao livro pode ser feito por meio dos respectivos links ao final desta matéria.

PROJETOS DE SISTEMAS SOBRE TRILHOS

Mostram-se a seguir projetos de sistemas sobre trilhos. Os projetos federais dizem respeito a ferrovias: a Ferrogrão (concessão); Ferrovia de Integração Oeste — Leste FIOL: trecho entre Ilhéus e Caetité, Bahia (subconcessão), outros dois trechos (concessão comum); EFC — Estrada de Ferro Carajás (prorrogação), EFVM — Estrada de Ferro Vitória a Minas Gerais (prorrogação), Ferrovia de Integração Centro-Oeste (concessão), Ferrovia Centro-Atlântica (prorrogação), MRS Logística (prorrogação), Rumo Malha Paulista (prorrogação), Estrada de Ferro Paraná Oeste — Ferroeste (desestatização), Rumo Malha Sul (prorrogação).

Os projetos estaduais ou das capitais estão em todas as regiões. Quanto ao Centro Oeste, há projetos no Distrito Federal: a Concessão do serviço metroviário do Distrito Federal e a Implantação de linha de VLT.

Em relação ao Nordeste, há um caso no Ceará: a Concessão de operação e manutenção do Metrô de Fortaleza (Metrofor), sistemas de transporte público de passageiros compostos pelas Linhas Sul e VLT Parangaba-Mucuripe em Fortaleza, Linha VLT Cariri e Linha VLT Sobral.

Na região Norte, fuigura um projeto do Pará: a Ferrovia do Pará, que diz respeito à construção de um sistema ferroviário que interligará Bom Jesus do Tocantins a Barcarena, finalizando no Porto de Vila do Conde.

Um dos projetos do Sudeste, referente ao Espírito Santo, é a implantação, gestão, operação e manutenção de Veículo Leve sobre Trilhos entre Serra e Vitória.

Em Minas Gerais, aparece o Metrô de Belo Horizonte, projeto incluído no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), de natureza federal, concernente à concessão das linhas 1 e 2 do metrô.

No espaço referente ao Rio de Janeiro, figura a concessão para ampliação, recuperação, operação e manutenção do sistema Bondes de Santa Tereza, contemplando integração com o Trem do Corcovado.

Quatro projetos referem-se a São Paulo. São eles: concessão patrocinada do Trem Intercidades (TIC) — Trecho Campinas — São Paulo, com possibilidade de extensão para Americana em uma segunda etapa; Linhas 8 e 9 da CPTM, compreendendo concessão da operação de trens metropolitanos – o que inclui conservação, manutenção, modernização das instalações existentes e construção de novas estações; a concessão da Estrada de Ferro Campos de Jordão, com 47 km, considerando a prestação de serviços nos municípios de Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, e a concessão da obra e operação da Linha Verde, uma nova ligação rodoferroviária entre o planalto e Santos.

No Rio Grande do Sul, o município de Porto Alegre apresenta o projeto de concessão de direito real de uso das áreas verdes e equipamentos públicos, incluindo revitalização, manutenção e exploração comercial e turística da estrutura atual de cerca de 1 (um) quilometro do Aeromóvel localizado na Orla do Rio Guaíba.

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