fbpx

Número de passageiros transportados sobre trilhos no Brasil cresceu 6% em 2023 em relação ao ano anterior, mas representa apenas cerca de 75% do total registrado em 2019

Plataforma do Metrô-SP. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O conjunto dos sistemas de trilhos urbanos e metropolitanos do Brasil (metrôs, trens urbanos, sistemas de VLT e people movers) transportou em 2023 um total de 2,48 bilhões de passageiros, significando aumento de 6% em relação ao ano anterior, mas representando apenas aproximadamente 75% da produção de 2019, último ano antes da pandemia, quando foram transportados 3,3 bilhões de passageiros.

Os dados constam do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2023 que acaba de ser divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).  Clique na imagem abaixo para acessar a íntegra do relatório.

MOTIVO TRABALHO

A publicação revela que 65% dos passageiros utilizam o transporte público sobre trilhos por motivo de trabalho.

O presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores, afirma: “A demanda de passageiros no transporte sobre trilhos permanece abaixo do patamar de 2019 e sugere uma mudança no comportamento da mobilidade nas cidades, que vai além dos efeitos remanescentes da pandemia. Os novos formatos de trabalho, com a possibilidade de atuação híbrida e remota, e o crescimento das compras pela internet estão mudando as formas de deslocamentos da população”.

COMPLEIÇÃO E DESEMPENHO

Com 1.133,4 km de trilhos, o transporte metroferroviário conta com 48 linhas e 631 estações.

Segundo o Balanço, em 2023, a rede metroferroviária no país manteve seu desempenho de atendimento à população com índice de 97,6% de regularidade e 98,6% de confiabilidade.

EMPREGO NO SETOR CRESCEU 3,29%

Balanço informa que os sistemas metroferroviários do país empregavam em 2023 um total 40,7 mil profissionais, representando crescimento de 3,29% em comparação com os 39,4 mil profissionais empregados em 2019.

Nos anos subsequentes à pandemia, o total de profissionais empregados nos sistemas esteve sempre abaixo do total registrado em 2019: 38,4 mil (2020), 35,6 mil (2021) e 38,2 mil (2022).

MANUTENÇÃO

Outro dado destacado pelo Balanço é que as companhias do setor dedicaram 14 milhões de horas a ações de manutenção dos sistemas.

BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE

A ANPTrilhos realça que o transporte metroferroviário de passageiros é um transporte limpo e movido a energia elétrica, na sua maioria, e contribui com o desenvolvimento sustentável das cidades onde estão instalados.

E informa no Balanço que em 2023, a utilização dos sistemas de trilhos urbanos permitiu R$ 32 bilhões devolvidos à sociedade em termos sociais, econômicos e de qualidade de vida.

Deixe um comentário