fbpx

Instituto de Engenharia debaterá o VLT como indutor da requalificação das cidades. AEAMESP apoia o evento.

Prevista originalmente para o mês de março, foi reprogramada para 16 de maio de 2024, das 9 às 17 horas, a realização do evento híbrido (presencial e digital) intitulado VLT – Indutor da Requalificação Urbana, organizado pelo Departamento Engenharia de Mobilidade e Logística e pela a Divisão Técnica Ferrovias do Instituto de Engenharia de São Paulo.

O encontro acontecerá na sede da entidade, localizada na Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, São Paulo, capital e será transmitido online.

A AEAMESP apoia institucionalmente a realização do evento, ao lado da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP).

CARACTERÍSTICAS DO VLT

VLT da Baixada Santista

O programa do encontro parte da visão de que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é um eixo de estruturação da transformação urbana, tornando-se um corredor ambiental urbano, contribuindo com a descarbonização do meio ambiente.

Advoga que os custos de implantação de um VLT são muito inferiores ao ganho social, de mobilidade e do potencial arrecadatório do município, podendo ser um projeto autofinanciável e, portanto, muito atrativo ao mercado.

Além disso, o VLT garante a mobilidade com segurança e menores custos, sendo mais sustentável que outros meios de transporte.

Também melhora a qualidade de vida dos habitantes, sendo mais amigável, harmônico, silencioso e reduzindo os tempos de viagem e o número de acidentes. E promove a reurbanização do entorno, criando mercados (novos polos geradores de tributos), oportunidade de requalificação habitacional, tanto na atração de novos empreendimentos imobiliários, como na implantação de zonas especiais, de interesse social e mercado popular, ainda mais transformadoras.

Clique aqui para outras informações e inscrições

VLT Carioca

Deixe um comentário