fbpx

Presidente da AEAMESP saúda os 150 anos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e afirma confiança no retorno do transporte ferroviário regional de passageiros

Pedro Machado

O deputado João Caramez (o terceiro a partir da esquerda) e outras autoridades e personalidades que participaram da solenidade

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participou, no dia 19 de fevereiro de 2018, de sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em homenagem à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, cuja fundação completa 150 anos. O evento foi uma iniciativa do deputado João Caramez e contou com a presença de outras associações e personalidades do setor ferroviário estadual e nacional.

A Companhia Paulista foi fundada em 30 de janeiro de 1868, no Pátio do Colégio, região central da capital. Nasceu como instituição privada, com o objetivo de auxiliar fazendeiros e negociantes a levar até Campinas/SP os trilhos que já faziam a ligação de Jundiaí/SP com o porto de Santos/SP. A companhia está sob concessão da Rumo S/A desde 2015.

RECUPERAÇÃO E NOVOS AVANÇOS

Em seu pronunciamento ao plenário, Pedro Machado defendeu o aprofundamento da recuperação e novos avanços no setor metroferroviário. “Passos importantes estão sendo dados pela Rumo na recuperação do transporte ferroviário de carga, pelo menos no que tange aos trens pesados de alta produtividade. Falta-nos ainda equacionar os ramais alimentadores (as ‘shortlines’) e restabelecer o transporte ferroviário de passageiros. Estou esperançoso de que o restabelecimento do transporte ferroviário regional de passageiros, em sua ligação piloto entre a Capital e a região de Campinas/SP e Americana/SP, inaugurará um novo ciclo de expansão desse tipo de serviço”.

Pedro Machado garantiu que a AEAMESP “está totalmente alinhada com estas propostas e fará o seu melhor para apoiar as iniciativas daqueles que querem torná-las realidade”, acrescentando: “A memória viva daquela que foi a melhor ferrovia do país nos impulsiona rumo a este ideal. Viva a Companhia Paulista de Estradas de Ferro!”

Veja a íntegra do pronunciamento de Pedro Machado. 

MANIFESTAÇÕES

O deputado João Caramez é presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia e também coordenador da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário, da qual a AEAMESP faz parte. Na solenidade, ele disse ser favorável à implantação de uma melhor conexão ferroviária. “Defendo as ações que propiciam o desenvolvimento de projetos para a mobilidade urbana e expansão da malha ferroviária”, disse.

Para o deputado Roberto Massafera, as estradas de ferro fazem parte da história do Estado. “À medida que se ingressou no interior com o plantio do café, a ferrovia expandiu-se para aumentar a nossa riqueza. Com isso, o país também cresceu e deixou de depender somente do café, passando a produzir grãos e cana de açúcar”, disse. Massafera afirmou que o crescimento só continuará se houver investimento em transporte fluvial e ferroviário.

Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), defendeu a expansão dos sistemas ferroviários de carga e de passageiros. Fernando Paes, diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), afirmou que “é necessário exigir do governo federal a renovação da malha ferroviária paulista”. Para ele, a renovação garantirá investimentos para que a ferrovia dobre sua capacidade de transporte.

Guilherme Penin, diretor-executivo da Rumo S/A, quer maior empenho do Estado para o desenvolvimento do setor. “Sabemos que a concessão de ferrovias é de competência federal, mas São Paulo luta pouco pelas suas. Há Estados em que o transporte sobre trilhos é considerado um ativo econômico fundamental”, destacou.

O deputado Reinaldo Alguz (PV) chamou a atenção para o trabalho da concessionária que está à frente da ferrovia. “Temos de destacar a maneira como a Rumo vem investindo e transformando tudo aquilo que deveria ter sido feito para o transporte ferroviário e nunca abandonado”, disse.

Deixe um comentário