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T57 – PANORAMA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO METRÔ DE SP

Descrição: A Gestão do Conhecimento – GC no Metrô de São Paulo, em seus principais processos de criação, registro, disseminação e inovação, constitui principal desafio da Companhia, em especial, e não exclusiva, da Universidade Corporativa do Metrô – Unimetro, no fomento a pesquisas e projetos que visem o desenvolvimento de modelos, métodos, tecnologias e soluções cada vez mais ágeis e eficazes. Segundo a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, a multidisciplinaridade em GC é caracterizada por diversos processos como gestão da informação, inteligência competitiva, engenharia do conhecimento, aprendizagem organizacional, inovação e capital intelectual (SBGC, 2016). A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem tanto para os processos de aprendizagem organizacional, no de desenvolvimento de ações educacionais nas modalidades a distância, presencial ou híbridas, como para a gestão da informação, na transformação do conhecimento tácito para explícito e organizados em sistemas digitais de fácil acesso, multiplataformas e que permitem busca e reusabilidade, contribui para uma gestão do conhecimento cada vez mais eficaz. Vale ressaltar ainda as ferramentas de acompanhamento e gestão da aprendizagem que permitem aos instrutores, e também gestores, acompanhar a evolução dos treinandos nos cursos e, por consequência, uma avaliação formativa, que ocorre ao longo do processo de aprendizagem, mais transparente e eficaz, inclusive para o treinando que consegue melhor se autoavaliar. Serão apresentados dados e análises estatísticas sobre acessos aos ambientes virtuais e principais cursos desenvolvidos, organizados por gerências, áreas de conhecimento e de interesse dos participantes, complementados pelas análises das avaliações de reação e pesquisas coletadas através do ambiente online. Este panorama será complementado com algumas ações em fase de elaboração e/ou desenvolvimento pelos educadores internos em parceria com a Unimetro, destacando as possibilidades e desafios para o uso da EaD nos próximos anos.

 

AUTORES:
Flavio dos Santos Sapucaia
Caterina Heimann
Vânia Aparecida Romanini
Marilisa Pinto França Battiato

Artigo