fbpx

T59 – Robustez dos sistemas metroviários

Descrição: Os laboratórios de manutenção do Metrô – SP atuam nas falhas dos módulos e equipamentos eletrônicos á nível de componentes em muitos casos SMD e detalhes de circuitos, o que denominamos de manutenção de terceiro nível. Para o alcance desse nível de manutenção, foi necessário o investimento e o desenvolvimento de novas tecnologias para os processos de manutenção, como a implantação de sistemas de diagnósticos, técnicas de engenharia de desenvolvimento, ensaios destrutivos e ensaios acelerados, confecção de jigas e simuladores das operações de sistemas. Todas essas ações exigiram um estudo e esforços de grande complexidade. Como benefícios, adquiriu-se “know how” e expertise suficientes para sugerir e implantar mudanças nos projetos dos módulos e equipamentos, tornando-os robustos. O estudo de implementação de robustez inicia-se com análise do comportamento do equipamento no campo. Para isso , é necessário que haja a rastreabilidade dos equipamentos e banco de dados para armazenar informações técnicas e de manutenção. Os dados de falhas são analisados para identificar comportamentos tendenciosos e situacionais. Baseados nessas informações é instaurado um grupo de estudo para levantar propostas de implementações em um protótipo. O protótipo é instalado em parte do sistema e monitorado por um determinado tempo para validar as alterações implementadas. A principal importância da robustez é garantir confiabilidade, segurança e disponibilidade dos equipamentos para o usuário final.

AUTORES:

Delciuc de Oliveira – Metrô SP

Apresentação

Artigo