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Um VLT para o centro da cidade de São Paulo

Centro da cidade de São Paulo. Foto: Diogo Moreira/Divulgação Governo de São Paulo

O sistema teria 12 km de extensão, com duas linhas que conectariam cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM

A administração municipal de São Paulo informou ter recebido do governo federal a sinalização de liberação de R$ 1,4 bilhão para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Centro, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A informação foi dada ao secretário municipal de Governo, Edson Aparecido, pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, durante a COP28, em Dubai. A solicitação de inclusão do projeto no Novo PAC foi feita pela Prefeitura no início de novembro.

O VLT na área central permitirá um processo de requalificação urbana. O novo sistema sobre trilhos deverá integrar as principais estações de ônibus, trem e metrô, com uma opção de transporte rápido para quem precisa se deslocar pelo centro.

Segundo informou oficialmente a Prefeitura de São Paulo, a iniciativa já conta com estudos técnicos preliminares e projetos funcionais. Neste estágio os esforços são para elaboração de serviços especializados para o desenvolvimento de estudos técnicos urbanísticos como parte do Plano de Requalificação Urbana com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável.

Um Grupo de Trabalho Intersecretarial foi constituído para acompanhar o desenvolvimento das etapas do projeto. Em 23 de novembro de 2023, o secretário paulistano de Governo, Edson Aparecido, recebeu representantes da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE). As entidades colocaram-se à disposição da Prefeitura para colaborar com o grupo de trabalho. Participaram do encontro Massimo Giavina e Francisco Petrini, respectivamente vice-presidente e diretor-executivo do SIMEFRE, e também Vicente Abate e Alexandre Massaki e respectivamente presidente e vice-presidente da ABIFER.

CARACTERÍSTICAS

Centro histórico de São Paulo com pontos de destaque. Essa área estaria no centro das linhas do futuro VLT. Reprodução de publicação virtual da Prefeitura de São Paulo

Os estudos iniciais apontam para uma rede com aproximadamente 12 km de extensão distribuída em duas linhas que conectariam cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM. As duas linhas se integrariam na Avenida. São João e, ao todo, teriam 27 estações de embarque e desembarque. Em relação às linhas de ônibus, destaca-se a conexão entre os Terminais Dom Pedro II, Bandeira e Princesa Isabel, absorvendo a população das Zonas Leste, Sul, Norte e Oeste.

A Prefeitura de São Paulo salienta que m dos principais destaques do projeto é a articulação de bairros da região central, como Bom Retiro e Brás. Conectados pelo Bonde São Paulo, eles serão integrados mais facilmente a espaços relevantes do ponto de vista econômico e cultural, como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Parques e espaços livres de relevância também passarão a ser acessados pelo Bonde São Paulo, como o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche, Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e Parque Minhocão.

Além de reativar a saudosa memória dos bondes antigos do centro, o VLT será um indutor para a requalificação urbana do centro. Com ele, a circulação de pedestres atual poderá ser absorvida pela nova alternativa de transporte. Do ponto de vista ambiental, a rede de VLT poderá mitigar poluição atmosférica e sonora, reduzir congestionamentos e contribuir para a revitalização de áreas degradadas.

A Prefeitura promoverá nos próximos meses um chamamento público para receber contribuições da sociedade civil e da iniciativa privada para o projeto. Todas as iniciativas do Bonde São Paulo se articulam diretamente com a AIU Setor Central (Lei nº 17.844/2022).

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