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Uma visão da presença do Metro-SP no evento internacional MonorailEX 2022.

Foi desenvolvido na noite de 27 de outubro de 2022 o encontro virtual intitulado A experiência do Metrô-SP no evento internacional MonorailEX 2022, tendo como expositor o engenheiro civil Rodolfo Szmidke, atuante na Companhia do Metropolitano de São Paulo. A gravação do evento pode ser vista na íntegra por meio de um link ao final deste texto.

Rodolfo Szmidke

O evento virtual contou com a participação da presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, e teve a condução do vice-presidente, engenheiro Alexandre Pinto.

Informações significativas. Szmidke explicou que encontro MonorailEX 2022 foi realizado em sua parte expositiva na cidade de Rust, no sul Alemanha, no período de 16 a 18 de setembro de 2022, com apresentação de 20 artigos técnicos relacionados com monotrilhos. Na sequência, entre 19 e 21 de setembro, foram desenvolvidas diversas visitas técnicas, a última das quais à InnoTrans, considerado o maior evento de ferrovias do mundo.

No MonorailEX 2022, Paulo Sérgio Amalfi Meca, diretor de  Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, fez a apresentação intitulada Monorail Lines in Sao Paulo (Linhas de Monotrilho em São Paulo),

A apresentação de Rodolfo Szmidke teve por título The role of monorails in the multimodal world of future mobility (O papel dos monotrilhos no mundo multimodal da futura mobilidade).

ESTUDO COM PARTICIPAÇÃO DO METRÔ-SP

No estande da International Monorail Association (IMA) na InnoTrans houve uma apresentação do estudo intitulado  Performance Specification for a Turnkey Mass Transit Monorail System. Baixe essa publicação aqui.

Esse trabalho teve colaboração do Metrô de São Paulo em alguns capítulos, basicamente sobre alinhamento de via permanente, proteção superficial de materiais, e quanto a “finger plates” (estrutura de ligação das vigas-trilho).

Mercado global de monotrlhos. Rodolfo Szmidke informou que a IMA fez na MonorailEX 2022 a apresentação de um estudo a respeito do mercado global de monotrilhos, informando que há diversas linhas de monotrilhos a serem executadas em diferentes partes do mundo, sem considerar os sistemas com estruturas metálicas, com uma grande diversidade de aplicações, incluindo parques de diversão.

Segundo esse levantamento, estão em construção outras 22 linhas, principalmente na Ásia, especialmente na China, mas também na América Latina – incluindo Panamá, República Dominicana, México e no Brasil, com menção Linha 17 – Ouro, de São Paulo, e o monotrilho de Salvador.

Veja o vídeo completo

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