fbpx

Uma visita técnica ao Metrohub, o primeiro hub de inovação do Metrô de São Paulo, implantado no Parque Tecnológico de São José dos Campos

Em 11 de novembro de 2022, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva; o vice-presidente, engenheiro Felipe Copche, e do diretor tesoureiro, arquiteto e urbanista Ayrton Camargo e Silva, estiveram no Metrohub, o primeiro hub de inovação do Metrô de São Paulo, situado Parque Tecnológico de São José dos Campos, cidade paulista do Vale do Paraíba. Participaram também da visita representantes das áreas de Engenharia e Operação do Metrô de São Paulo.

Ayrton Camargo e Silva está à frente do Metrohub, atuando permanentemente em São José dos Campos.

O grupo visitante chegou às instalações do Metrohub na metade na manhã. Como primeira atividade, todos assistiram a uma sequência de exposições, iniciada com uma explanação a respeito de como está sendo o trabalho do Metrô de São Paulo nessa iniciativa.

Em seguida, foram apresentados os projetos que devem ser desenvolvidos pelo Metrohub até dezembro de 2023 para atendimento às áreas de Engenharia e de Operação. São eles: Projeto 1 – Sistema de Detecção de Vazamentos; Projeto 2 – Aproveitamento de água de infiltração; Projeto 3 – Adoção de pré-moldados para túnel do tipo NATM (método austríaco), e Projeto 4 – Sistema de recuperação de energia de frenagem dos trens.

Um quinto projeto será para o próprio Metrohub, com ações para o desenvolvimento do pacote Onboarding, bem como a estruturação de um Programa de Inovação Aberta do Metrô de São Paulo, além da prospecção de novas ideias e aproveitamento da infraestrutura do Parque Tecnológico.

Após o almoço, foi realizado um tour de aproximadamente uma hora pelas instalações do Parque Tecnológico de São José dos Campos, após o que foi iniciado o regresso à cidade de São Paulo.

CHEGADA EM SETEMBRO PASSADO

O Metrô de São Paulo chegou ao Parque Tecnológico de São José dos Campos em setembro de 2022, justamente com a implantação do Metrohub, um hub de Inovação em Mobilidade, para pesquisa e desenvolvimento, capacitação de profissionais, além da interação com ações inovadoras.

Na abertura da 28ª Semana de Tecnologia, também em setembro de 2022, o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Pereira, informou que a iniciativa estava sendo desenvolvida e destacou sua importância.

“O Metrô tem a inovação em sua essência, mas precisávamos dar novos passos e a chegada ao Parque Tecnológico de São José dos Campos consolida esse caminho”, disse, na ocasião, Silvani Pereira.

Uma foto dos visitantes com a equipe do Metrohub

Deixe um comentário