fbpx

AEAMESP integra o Conselho das Cidades desde 2011

Foi exatamente em 23 de junho de 2010, o último dia da 4ª Conferência Nacional das Cidades, realizada em Brasília, que a AEAMESP conquistou sua vaga no Conselho Nacional das Cidades, para o triênio 2011/2013, no segmento Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa e Conselhos de Classe.

Naquele dia, a AEAMESP concluiu sua participação na 4ª Conferência Nacional das Cidades com efetivo sucesso. Além de conquistar a vaga para o Conselho das Cidades, nossa Associação apresentou e defendeu suas propostas de solução para os problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos, incluindo a maior participação do governo federal nos investimentos em transporte público coletivo, principalmente, sobre trilhos.

Pedro Machado, Emiliano Affonso, Luiz Cortez e Arnaldo Coelho

A 5ª CONFERÊNCIA, EM 2013

Com cinco delegados, a AEAMESP participou em Brasília, no período de 20 a 24 de novembro de 2013, da 5ª Conferência Nacional das Cidades. Os delegados eram o então presidente, engenheiro José Geraldo Baião, falecido em 2022, e os hoje ex-presidentes e membros do Conselho Consultivo Emiliano Affonso e Pedro Machado; o ex-vice-presidente, arquiteto Luiz Antônio Cortez Ferreira, e o engenheiro Arnaldo Pinto Coelho, que na ocasião, como agora, exercia o cargo de 1º Diretor Tesoureiro.

Laerte Mathias e José Geraldo Baião

Nossa Associação também contou com o apoio firme, entusiasmado, de outro ex-presidente: o engenheiro Laerte Conceição Mathias de Oliveira, falecido semanas antes da 5ª Conferência Nacional das Cidades, em 12 de outubro de 2013. Como os outros vice-presidentes, Laerte era membro do Conselho Consultivo da AEAMESP, mas, naquele momento, representava a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) no Conselho Nacional das Cidades. Por ocasião abertura da 5ª Conferência, houve um minuto de silêncio em sua memória.

AEAMESP MANTEVE A CADEIRA

De 6 a 8 de novembro de 2023, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, representou nossa Associação na 6ª Reunião Extraordinária, que restabeleceria o funcionamento do Conselho Nacional das Cidades. Como resultado dessa reunião, a AEAMESP manteve sua cadeira no Conselho Nacional das Cidades.

A decisão seria oficializada por meio da Portaria nº 75/2024 do Ministério das Cidades, datada de 29 de janeiro de 2024 e publicada no Diário Oficial da União dois dias depois. Esta portaria restabeleceu o mandato dos membros integrantes (entidades) da 5ª Gestão do Conselho das Cidades, designando os respectivos representantes para o funcionamento do colegiado vinculado ao Ministério das Cidades.

Kolle, representando a AEAMESP, passou a ser oficialmente um dos membros da atual gestão do Conselho Nacional das Cidades e foi também escolhido para participar da Coordenação Executiva desse colegiado.

Deixe um comentário