fbpx

Proclamação dos vencedores do 10º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

Como parte da programação do primeiro dia da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 11 de setembro de 2023, realizou-se a sessão de proclamação dos vencedores do 10° Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários – ANPTrilhos-CBTU, antecedida do pronunciamento de abertura do presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle.

ESTÍMULO E INTERCÂMBIO

Por uma década, esse prêmio tem logrado êxito em incentivar a produção técnica do setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor, divulgando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica desses profissionais, contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

Todos os artigos finalistas do 10° Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários – ANPTrilhos-CBTU receberam troféu e certificado de participação. Os vencedores de cada uma das três categorias também receberam a premiação no valor de R$ 7 mil.

PLANEJAMENTO, FINANCIAMENTO, TARIFAS E CUSTEIO

O estudo técnico Pagamento por aproximação no Sistema Metroviário do Rio de Janeiro: resultados e benefícios, de autoria de Raphaela Cosme Maturo dos Santos e Pedro Fiúza Cardoso, da empresa MetrôRio foi o vencedor na Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

Raphaela Cosme Maturo dos Santos

Rafaela afirmou: “É muito importante poder coroar o nosso trabalho no metrô, o nosso dia a dia. Agradecemos a oportunidade, tanto a que recebemos aqui no Prêmio quanto a de nossos colegas de trabalho que ajudaram e contribuíram para que conseguíssemos chegar aqui”.

A seguir os outros trabalhos finalistas nesta categoria e seus respectivos autores:

  • Implementação da Tarifa Social e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro – MetrôRio – Diogo Salcides, Anna Clara Fernandes de Oliveira, Guilherme Ribeiro Bieler.
  • O impacto dos fatores externos na variação média da demanda de passageiro no MetrôRio em dias úteis – MetrôRio – Isabelle Sousa de Moura.
  • Tarifa Social Ferroviária no Rio de Janeiro – Uma análise socioeconômica – SuperVia – Rasiele dos Santos Rasia e Gabriel Nogueira.
  • Transformando equipamentos operacionais em oportunidades: monetizando o SMM na Linha 15-Prata – Metrô de São Paulo – Willian Eder Reis da Silva, Guilherme Fernando Molina Ambrosio, Charles Iury Oliveira Martins, Michel de Abreu Verinaud.

SUSTENTABILIDADE, GESTÃO, COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Na Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional, o vencedor foi o estudo técnico intitulado Implantação Fablab na CPTM e a cultura maker no setor metroferroviário, de autoria de Sarah de Sá Fernandes, Rodrigo dos Santos Nobrega e Maicon Sartiro de Oliveira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Sarah Sá Fernandes

Sarah Sá Fernandes disse o seguinte a respeito da conquista: “Esse Prêmio vem para fortalecer o nosso movimento de inovação. A CPTM está nesses trilhos de busca pela inovação, de trazer o que existe de ponta em tecnologia e do que há de melhor em transporte para os nossos passageiros. A criação de nosso trabalho vai ao encontro disso”.

A seguir os outros trabalhos finalistas nesta categoria e seus respectivos autores:

  • Mitigação e gestão das emissões de carbono no ciclo de vida dos empreendimentos do Metrô SP – Metrô de São Paulo – Cacilda Bastos Pereira da Silva, Soraia Schultz Martins Carvalho, Ramón Carollo Sarabia Neto.
  • Transformação e Maturidade em Gestão Ágil no Metrô SP – Metrô de São Paulo – Gerson Gonçalves da Silva Neto, Priscilla Amaro Antunes Saldanha.
  • Solução para o tratamento de efluente da lavagem de peças, em oficina metroferroviária – Trensurb – Guilherme Dutra de Campos, Alex Menani Lingiardi.
  • Uso Sustentável da Água: Metodologias, Inovações e Processos na Gestão Hídrica da CCR Metrô Bahia – CCR Metrô Bahia – Leandro Silva de Almeida, Jaime Araujo de Oliveira Neto, Larissa Sousa Santos Lemos.

SISTEMAS, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

Na Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas, o vencedor foi o estudo técnico intitulado Otimizando a eficiência do sistema metroferroviário: análise operacional com ciência de dados, de autoria de Joelson Messias de Moura, Álvaro Diego Bernardino Maia, Lucas Victor Resende Oliveira, Marcos Renan Nonato da Silva e Marcos Vinícius de Souza Apolinário, da ViaQuatro.

Joelson Messias de Moura

Joelson Messias de Moura disse o seguinte a respeito do prêmio: “É um reconhecimento muito relevante, de âmbito nacional e para toda a categoria metroferroviária. Isso contribui muito para o desenvolvimento tecnológico, além de demonstrar as diversas possibilidades do que há de mais moderno no mercado, o que no fim das contas acaba impactando muito positivamente os passageiros e usuários dos sistemas”, enfatizou.

A seguir os outros trabalhos finalistas nesta categoria e seus respectivos autores

  • Desenvolvimento de sistema de telemetria para VLT tipo Mobile 3 – CBTU – Felipe Ferreira de Araújo, Valdegilson de Oliveira Silva, Fábio Sergio Dantas Soares, Ítalo Bezerra de Mendonça
  • Sistema de Fôrmas Trepantes para paredes do poço de acesso principal da futura Estação Vila Formosa – Metrô de São Paulo – Marcio Demian Guerra.
  • A utilização do método PDCA para redução da taxa de deseixamento de rodeiros ferroviários na gerência – Vale – Milena Brenda Barros Gomes.
  • Cartas de Controle EWMA para monitoramento do headway praticado pelas linhas CPTM – CPTM – William Bossas Paulino.

Deixe um comentário