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T06 – Substituição de empilhadeiras a combustão por empilhadeiras elétricas, com contratação pelo maior retorno econômico utilizando-se regramento da lei das estatais (lei 13303/2016)

Descrição: Atualmente, o parque de empilhadeiras da GLG é composto por empilhadeiras de combustão (Gás/Gasolina), que são abastecidas em sua totalidade por gasolina. Até então, não havia nenhum controle de consumo de combustível destes equipamentos, mas a partir do ano de 2018 passou-se a controlar o uso destes e, após os primeiros meses foi verificado que os mesmos possuem um alto consumo de combustível por hora trabalhada, o que gera um alto custo operacional. Tal condição evidenciou a necessidade da busca por alternativas mais econômicas de equipamentos de movimentação de materiais. Após estudos realizados, o equipamento que se destacou como a alternativa mais viável foi a empilhadeira movida a eletricidade. Entre os benefícios das empilhadeiras elétricas sobre as de combustão estão o baixo custo operacional, que é cerca de quatro vezes mais barato; A emissão zero de dióxido de carbono na atmosfera, o que permite sua utilização em ambientes fechados; permite condução silenciosa, conseguida pela ausência de várias peças móveis no motor, pelo ruído da combustão e pela ausência do sistema de escape, o que propicia um maior conforto e melhora a ergonomia dos operadores; possibilita a remoção do posto de gasolina, o que pode prevenir diversos riscos ambientais (explosões, contaminação do solo, etc.) e diminui a exposição de funcionários a líquidos inflamáveis. A Lei Federal nº 13.303/2016, conhecida como “Lei das Estatais”, permitiu avanços nos processos licitatórios para aquisição de materiais, equipamentos e sistemas. A inserção de novas modalidades de licitação, notadamente a de maior retorno econômico. O estudo demonstra a modelagem proposta para viabilizar a substituição de empilhadeiras utilizando-se a economia das despesas atualmente tidas com as empilhadeiras à combustão como elemento de financiamento da remuneração da empresa fornecedora.

 

AUTORES:

Felipe David Rocha de Almeida – Metrô SP

Guilherme Lopes Soledade

Apresentação

Artigo